1 xícara de chá de farinha de trigo integral
1 xícara de chá de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
3/4 de xícara de chá de água morna
3 colheres de sopa de ghee ou manteiga
Foto: farinha para chapati, comprada em mercearia indiana, é a mistura das duas farinhas acima, mas um pouco diferente, o farelo é mais pequeno, menos visível.
Chapatis são o pão indiano por excelência. Baseando-se neste receita pode fazê-los também aromatizados de pimentos, paprika, pimenta, canela, etc...
Podem ser recheados com comida salgada, ou doce, embora a tradição seja usá-los como acompanhamento de refeição.
Numa tigela, misture as farinhas e o sal. Adicione a água e trabalhe bem a massa até que não grude nas mãos. Se estiver muito seca, acrescente aos poucos, mais água morna para que a massa fique bem fofinha.
Polvilhe uma superfície lisa com farinha de trigo e trabalhe bem a massa até que fique elástica. Faça uma bola, coloque numa tigela ligeiramente untada com óleo e cubra com um pano úmido. Deixe descansar por 30 minutos.
Mais uma vez, polvilhe com farinha uma superfície lisa, trabalhe a massa mais uma vez e divida em 10 a 12 bolas.
Abra as bolinhas em discos bem fininhos com um rolo de macarrão.
Aqueça uma frigideira anti-aderente grande, com um pouco de ghee e coloque os discos, um por vez, cozinhe até que inche, cerca de 1 minuto.
Vire e cozinhe mais uns segundos, até dourar. Espalhe ghee num dos lados do pão, e coloque numa cestinha. Cubra com um pano para mantê-lo aquecido até a hora de servir.
OBS: Ghee é a manteiga indiana, pode-se usar manteiga normal. Este pão é também conhecido por apa, pelo menos em Portugal.
Fonte: http://www.pratofeito.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário