domingo, 30 de março de 2008

Viagem à Índia - Dal makhani (Lentilhas pretas guisadas)

450g de lentilhas pretas
4 tomates maduros
4 dentes de alho
25cl de natas
30g de gengibre
2 malaguetas verdes
1/2 colh. (sopa) de pimenta de cayena
3 colh. (sopa) de fokhas de coentro
1/2 chávena de manteiga derretida ou ghee


Colocar as lentilhas previamente demolhadas numa caçarola com 1 e 1/2 litros de água fria. Levar a ferver, tapar e cozer, em lume brando, até que estejam tenras (entre 25 e 35 min.). Trabalhar com uma varinha mágica até as converter num puré irregular. Colocar de parte.

Amassar os dentes de alho e o gengibre num almofariz, até obter uma pasta fina. Saltear durante 2 ou 3 min. com a manteiga, numa caçarola larga.

Acrescentar as malaguetas verdes cortadas em rodelas finas, os tomates sem pele, sem sementes e muito picados e a pimenta de cayena. Refogar durante mais 5 min.

Juntar as lentilhas, tapar e cozer durante 10 min em lume brando, mexendo com fgrequência. Adicionar os coentros picados e as natas. Dar a última fervura e servir.


Pode ser feito com outro tipo de lentilhas, mas fica diferente.

sábado, 29 de março de 2008

Viagem à Índia - Chapati (Pão Indiano)

1 xícara de chá de farinha de trigo integral
1 xícara de chá de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
3/4 de xícara de chá de água morna
3 colheres de sopa de ghee ou manteiga



Foto: farinha para chapati, comprada em mercearia indiana, é a mistura das duas farinhas acima, mas um pouco diferente, o farelo é mais pequeno, menos visível.


Chapatis são o pão indiano por excelência. Baseando-se neste receita pode fazê-los também aromatizados de pimentos, paprika, pimenta, canela, etc...

Podem ser recheados com comida salgada, ou doce, embora a tradição seja usá-los como acompanhamento de refeição.


Numa tigela, misture as farinhas e o sal. Adicione a água e trabalhe bem a massa até que não grude nas mãos. Se estiver muito seca, acrescente aos poucos, mais água morna para que a massa fique bem fofinha.







Polvilhe uma superfície lisa com farinha de trigo e trabalhe bem a massa até que fique elástica. Faça uma bola, coloque numa tigela ligeiramente untada com óleo e cubra com um pano úmido. Deixe descansar por 30 minutos.

Mais uma vez, polvilhe com farinha uma superfície lisa, trabalhe a massa mais uma vez e divida em 10 a 12 bolas.




Abra as bolinhas em discos bem fininhos com um rolo de macarrão.








Aqueça uma frigideira anti-aderente grande, com um pouco de ghee e coloque os discos, um por vez, cozinhe até que inche, cerca de 1 minuto.





Vire e cozinhe mais uns segundos, até dourar. Espalhe ghee num dos lados do pão, e coloque numa cestinha. Cubra com um pano para mantê-lo aquecido até a hora de servir.





OBS: Ghee é a manteiga indiana, pode-se usar manteiga normal. Este pão é também conhecido por apa, pelo menos em Portugal.


Fonte: http://www.pratofeito.com.br/

Quesadilla - México



Tortilla:
2 xícaras de farinha de trigo
½ xícara de água morna
2 colheres (sopa) de gordura vegetal
sal q.b.

Recheio:
200 g de queijo cheddar ou outro
2 tomates cortados em cubos
2 colheres (sopa) de mostarda
1 cebola picada
200 g de cogumelos
salsinha e cebolinha


Prepare a massa misturando bem os ingredientes. Deixe descansar por 20 minutos e divida em 6 bolas (ping pong). Com a ponta dos dedos vá abrindo a massa para formar um disco de 10 cm de diâmetro. Coloque um pouco de farinha em um plano de trabalho e com o rolo para massas abra os discos com 20 cm. Aqueça uma chapa ou frigideira antiaderente e coloque um disco, grelhe por 1 minuto cada lado, termine os discos restantes e reserve.

Fatie os cogumelos e refogue em uma colher de manteiga juntamente com a cebola. Reserve. Coloque 3 tortillas em um plano de trabalho e pincele com um pouco de mostarda, salpique com 1/6 do queijo, coloque um pouco de tomates picados e um pouco da mistura de cebola/champignons. E salpique com a salsinha e cebolinha e acrescente mais 1/6 do queijo e cubra tudo com outra tortilla. Leve cada (sanduiche) quesadilla à frigideira em fogo médio e doure , vire e doure o outro lado. Corte em fatias e sirva.

Fontes:
http://www.elise.com/
http://culinaria.terra.com.br/

quinta-feira, 27 de março de 2008

Bimby - Tortilha de restos



Algumas batatas cozidas ou assadas no forno, ou fritas com o respectivo molho, se tiverem
4 a 5 ovos
Restos
Temperos a gosto


Encontrar um tabuleiro que caiba na Varoma e que possa ir ao forno, partir para lá os ovos e bater, juntar as batatas em pedaços e o respectivo molho. Adicionar temperos a gosto (eu juntei colorau, orégãos, piri-piri, pimenta preta) e juntar os restos, de carne ou peixe ou uns cogumelos de lata, eu hoje juntei rebentos de soja, e misturar tudo. Colocar +/- 800gr de água no copo da Bimby, programar 25min. temp. Varoma, vel. 1 e colocar a Varoma por cima, com o tabuleiro dentro.

No fim levar ao forno só com gril para gratinar por cima, ou, para quem já domina, também pode ir ao micro-ondas. Eu não arrisco o meu almoço assim!

Pode levar também queijo ralado por cima e algumas azeitonas.


Ir ao forno no fim não é essencial, só para quem gosta que fique dourado por cima.
Para tirar a tampa da varoma e a condensação não cair toda em cima da tortilha acabada de fazer, basta tirar sempre na posição em que ela estava e pousar em cima de um pano de cozinha.

Chili - México

500 gr de cogumelos e palmito (proporções a gosto, pode levar mais algum ingrediente - courgette, beringela, cenoura, etc...)
0,5 dl de óleo
25 gr de margarina
1 cebola
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 dl de caldo de legumes
malaguetas vermelhas
Sal q.b.


Leve ao lume a margarina com o óleo, junte a cebola picada, os cobgumelos e o palmito. Deixe refogar até ficar desfeita, adicione a polpa de tomate e o caldo de legumes, tempere com sal e deixe cozer durante 10 minutos. Junte as malaguetas e deixe cozer durante mais 10 minutos em lume brando. Retire e rectifique o tempero.

Guacamole II - México

2 Tomates, grandes e bem maduros
2 Cebolas
2 grandes Pêras Abacate, grandes e bem maduras (de preferência com casca preta e rugosa)
Meio molho de Coentros
Sal q.b.
3 tiras de Jalapeños (malagueta)

Picam-se as cebolas e os coentros finamente e cortam-se os tomates em cubos pequenos. Cortam-se as pêras abacate ao meio, retira-se a polpa e esmaga-se com um garfo, à qual se junta a cebola, o tomate, os coentros e, se se desejar, os jalapeños picadinhos. Tempera-se de sal e mistura-se tudo muito bem. Serve-se acompanhado de tortilha chips.

Frijolitos Refritos - México

Feijão Preto (500 g)
Água (5 l)
Louro (1 folha)
Orégão Seco (1 colher de chá)
Sal grosso (1 colher de chá)
Cebolas (2), grandes
Óleo (8 colheres de sopa)
Queijo de Cabra (1), ralado


Leva-se o feijão a cozer com o louro, os orégãos, o sal e 3 colheres de óleo nos 5 litros de água durante cerca de 2 horas (em panela normal). Coam-se e reserva-se o caldo da cozedura. Picam-se finamente as cebolas e fritam-se no restante óleo até ficarem transparentes. Esmagam-se os feijões com um garfo e juntam-se à cebola, deixando fritar até se obter um puré consistente. Se se deseja pode-se acrescentar um pouco do líquido da cozedura para ficarem um pouco mais soltos. Serve-se polvilhado com o queijo ralado.

Burrito - México

250 g de feijão encarnado.
30 g de manteiga
2 cebolas grandes
2 courgettes e 1 beringela descascadas e em pedacinhos pequenos, ou então 250g de cogumelos frescos tb em pedacinhos
1 dl de polpa de tomate,
1 colher de café de cominhos
1 piripiri
8 crepes,
40 g de queijo ralado.

Ponha de molho em água 250 g de feijão encarnado. Depois de demolhado, coza-o na mesma água. Derreta 30 g de manteiga junte 2 cebolas grandes picadas, deixe alourar e junte as courgettes e beringelas. Deixe alourar também.

Adicione 1 dl de polpa de tomate, 1 colher de café de cominhos e 1 piripiri (aberto ao meio e sem sementes). Junte os feijões cozidos e escorridos e 1,5 dl da água da sua cozedura. Deixe cozer e apurar.
Prepare 8 crepes, como se diz na página anterior e recheie-os com o preparado de feijão.

Enrole e disponha-os num prato que possa ir ao forno. Espalhe sobre os crepes 40 g de queijo ralado.
Leve ao grelhador durante 5 minutos ou até o queijo derreter.
Uma salada de alface temperada com maionese é o melhor acompanhamento para este prato.

Bolo de Cenoura com nozes

1,5 cháv. de chá de farinha
1 colh. café de fermento em pó
1 colh. de chá de canela em pó
1 pitada de noz moscada ralada
1/2 colh. café de sal
2 cháv. de chá de açúcar
1 cháv. de chá de óleo
4 ovos
2 cháv. de chá de cenouras raladas
250 gr de miolo de noz picado grosseiramente

Numa taça, misture o óleo com o açúcar. Junte os ovos e bata bem. Acrescente a farinha, com o fermento, a canela, a noz moscada e o sal. Junte o miolo de noz e a cenoura, mexendo bem. Unte com margarina e polvilhe com farinha uma forma e deite-lhe a massa dentro. Leve ao forno, previamente aquecido, durante cerca de uma hora e um quarto, nos 180ºC. Deixe que o bolo arrefeça dentro da forma.

Há muito tempo, eu tinha o hábito de fazer este bolo, mas perdi a receita. Agora finalmente encontrei na net :) vou já fazer!

Fica super fôfo e estaladiço por cima.

Mingau - Doce de Tapioca - Brasil

250g de farinha de tapioca
1 lata de leite de côco
100 g de côco ralado
2 litros de leite gordo
açúcar a gosto

Colocar a farinha com um chávena de água para amolecer a tapioca que entretanto absorve absorve a água toda.
Pôr ao lume com o leite pré-aquecido.
Deixar cozinhar em lume brando durante o tempo necessario para engrossar e ir mexendo para não pegar ao tacho, juntar o côco, o leite de côco e o açúcar a gosto.

Fainá - América do Sul

300 gr de farinha de grão-de-bico
2 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
Sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca moída(s)
2 colher(es) (sopa) de óleo de soja
600 ml de água

Misturar tudo e deixar descansar meia hora. Colocar 2 colheres de óleo em assadeira grande, colocar a massa e levar a assar em forno bem quente.

Arepas - Venezuela

1 xícara(s) (chá) de farinha de milho amarela
1/2 colher(es) (sopa) de sal
1 colher(es) (café) de pimenta-do-reino branca moída(s)
1 colher(es) (sopa) de alho em pó
1/2 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó
1 unidade(s) de ovo
1 xícara(s) (chá) de água fervente
quanto baste de mussarela ralada(s)
quanto baste de manteiga

Numa tigela, misture a farinha de milho, o sal, a pimenta e o fermento. Acrescente o queijo e misture mais um pouco. Com um garfo misture a massa adicionando a água fervente. Junte o ovo e continue misturando com o garfo até que a massa desgrude das laterais da tigela. Amasse a massa com as mãos apenas até formar uma bola. Molde pequenos pedaços da massa na forma de hambúrgueres grossos.

Numa panela anti-aderente, aqueça um pouco de manteiga e coloque as arepas até que fiquem douradas dos dois lados. Sirva as arepas quentes com queijo ralado ou molho de tomate ou creme azedo se preferir.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Bolo de Cenoura

3 cenouras grandes cruas partidas aos bocados
2 chavenas de acucar
1 chavena de oleo
4 ovos
2 chavenas de farinha
1 colher de fermento

Deitam-se todos os ingredientes à excepção da farinha e do fermento, na liquidificadora (maquina dos batidos).
Quando a cenoura estiver toda triturada, tudo em creme, deita-se a mistura numa tigela e junta-se a farinha e o fermento.

Mistura-se bem e vai a cozer em forma sem buraco, barrada de margarina e polvilhada de farinha.

Não deve cozer demasiado, para nao ficar seco.

Depois de frio barra-se com creme de chocolate.

Bimby - Semi-frio de Yogurt Grego

1 pacote de bolacha maria
100 g margarina
1 lata de leite condensado
2 embalagens de yogurt grego
4 folhas de gelatina


Tritura-se a bolacha com a margarina amolecida durante uns segundos e forra-se uma tarteira.
No copo deita-se o leite condensado e os yogurts, temp 70º, 2 min, vel. 2.
Entretanto junta-se as folhas de gelatina previamente demolhadas e escorridas durante uns segundos na vel. 1.
Deita-se por cima da base e vai ao frigorifico de um dia para o outro.

Tem um sabor bastante forte, por causa do iogurte grego, mas é muito boa. Eu gosto de fazer também com o Kefir, em vez de iogurte grego.

Fonte: Forum Bimby

Bimby - Batido de Morangos e Côco


300 gr. de Morangos madurinhos, bem lavados e sem o pícaro verde
1 iogurte de aroma de Côco
Côco ralado a gosto
300 gr. de Leite (a quantidade de leite é relativa, poderá colocar-se menos para obter um batido mais cremoso)

No copo da BIMBY colocar todos os ingredientes.

Programar 1 min., vel. 5-7-10, até os morangos ficaram bem desfeitos e o batido cremoso.

Deitar num copo e enfeitar a gosto.

Eu prefiro fazer com 2 ou 3 iogurtes naturais, côco ralado, morangos e água.

Para quem não usa a Bimby, basta deitar a fruta com o côco e os iogurtes num copo misturador, misturar tudo muito bem, e depois juntar a água ou leite.

Fonte: http://luisaalexandramarques.blogspot.com

Download de Livros Bimby

http://luisaalexandramarques.blogspot.com/

http://www.4shared.com/network/search.jsp?sortType=4&sortOrder=-1&sortmode=2&searchName=bimby&searchmode=2&searchName=bimby&searchDescription=&searchExtention=&sizeCriteria=atleast&sizevalue=10&start=0

Eu fiz a minha parte. Se alguém quiser acrescentar, terei todo o gosto!

Souflé de Leite Condensado

Base
1 pacote bolacha Maria+ manteiga + leite
Dei uns toques no turbo depois triturei 30 seg veloc 9
Adicionei 60g de manteiga, 5 minutos temp. 60 vel. 3

Deitei sobtre a tarteira de pirex um pouco alta e moldei, levei ao frigorifico.

Sem bimby: esmagar a bolacha, adicionar a manteiga derretida e um pouco (POUCO!) de leite

Recheio:
1 lata de leite condensado
1 limão : raspa e sumo ( só a parte amarela da raspa )
3 ovos

Bati as claras : 1,5 minutos para cada clara fiz 4,30, temp. 37 vel.4
Numa tijela deitei o leite condensado, as 3 gemas a raspa e o sumo do limão, envolvi tudo com a vara de arames.

Depois juntei as claras e envolvi ao deleve, verti sobre a base da bolacha.
Leva-se ao forno pré aquecido a 200º durante 15 minutos se querem que fique como tarte é + 15 minutos no forno.

Fonte: Forum Bimby

Bimby - Pudim de Côco Rápido

6 ovos
1 lata de leite condensado
1 lata de leite ( medida da lata condensado)
1 pacote 200 g de côco
caramelo q.b

Coloque os ovos, o leite condensado e o leite, e programe 2 m velocidade 3. Depois coloca-se o coco e programa-se 1 m velocidade colher. Unta-se a forma com caramelo ( eu fiz numa forma de bolo c/ buraco) e por fim deita-se o conteudo. Levar ao forno a 170/ 180 º , 60 minutos em banho maria.
Pode ser também feito ao vapor, no mesmo tempo.
Para quem não tem Bimby, basta colocar tudo num copo misturador, pela ordem indicada.

Fica muito bom, e é facil rápido!

Eu prefiro fazer sem ovos e juntar 4 folhas de gelatina já demolhadas, escorridas e depois dissolvidas em uma colher de sopa de água a ferver. Desta forma já não vai ao forno, vai directamente ao frio.

Fonte: Forum Bimby

terça-feira, 25 de março de 2008

Bolinhos de manteiga de amendoim

3/4 copo de açúcar
1 ovo
1 colher (chá) de aroma de baunilha
1 copo de manteiga de amendoim
1 colher de chá de fermento em pó para bolos
1/4 copo de gelatina de um sabor a gosto já preparada, mas antes de ir ao frio.

Pré-aqueça o forno a 210ºC, pincele um tabuleiro com um pouco de óleo.
Num copo misturador, no mínimo, misture o açúcar, o ovo e o aroma de baunilha.
Junte depois o fermento e a manteiga de amendoim e continue mexendo até formar uma massa homogénea.

Forme bolinhas, pequenas, coloque-as no tabuleiro e faças um buraco com o dedo por cima de cada uma delas - coloque aí a gelatina.

Leve ao forno 12 a 14 minutos, retire e deixe arrefecer.

Quiche Grega

8 ovos batidos
Uma embalagem de espinafres descongelados no microondas
Uma mozarella

Partir a mozarella em pedaços, misturar com os ovos e os espinafres, colocar num tabuleiro de tarte ou outro que seja baixo (previamente pincelado com azeite ou manteiga derretida) e levar ao forno, já pré-aquecido a 210ºC, ou levar ao vapor por 25minutos.

Também pode ser feito no microondas.

Pudim de Manga ao Vapor

polpa de 3 mangas médias
2 xícaras (chá) de açúcar
casca e suco de 1/2 limão grande
sementes de 2 bagas de cardamomo trituradas
1 xícara (chá) de farinha de trigo (120 g)
2 colheres (chá) de fermento em pó (4 g)
3 colheres (sopa) de maisena (21 g)
4 colheres (sopa) de amêndoas moídas (facultativo)
3 ovos
1/2 xícara (chá) de manteiga (100 g)


Coloque a manga numa panela, polvilhe 1 xícara (chá) de açúcar, junte as raspas e o suco de limão e as sementes de cardamomo. Leve ao fogo e cozinhe por 10 minutos, ou até a manga ficar macia e com uma calda bem encorpada. Retire do fogo. Numa tigela, peneire a farinha de trigo com o fermento em pó e a maisena.

Misture as amêndoas e reserve. Reserve alguns pedaços de manga cozida para decorar e coloque o restante no liquidificador. Junte os ovos e a manteiga e bata até obter um creme bem leve. Aos poucos, adicione o creme na tigela com os ingredientes secos peneirados. Misture a cada adição até ficar homogêneo. Numa panela, misture o açúcar restante com 3 colheres (sopa) de água e leve ao fogo até obter uma calda em ponto de fio grosso. Retire do fogo e forre o fundo e as laterais de 12 forminhas com capacidade para 250 ml cada uma. Despeje o creme e cubra as forminhas com papel-alumínio. De preferência, amarre as bordas com barbante de cozinha.

Disponha as forminhas numa assadeira grande com 480 ml de água fervente. Leve para cozinhar em fogo baixo no vapor por 40 minutos, ou até que enfiando um palito nos pudins ele saia limpo. Retire do fogo e deixe amornar. Em seguida, desenforme e leve para gelar.

Pode ser feito com outras frutas, mas tenha o cuidado de acrescentar sumo de um limão não que ficam negras da oxidação, como as pêras, por exemplo.

Ravióli aberto com broculos

800 g de brócolis
30 g de queijo pecorino ou de cabra
80 g de ricota firme
10 azeitonas pretas sem caroço
1 dente de alho
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 xícaras (chá) de polpa de tomate (450 g)
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (300 g)
2 claras
1 cenoura
pimenta dedo-de-moça em pó
sal a gosto

Limpe os brócolis e divida-o em buquês. Lave-os e cozinhe no vapor por 10 minutos. Em seguida, bata os brócolis no processador com o queijo pecorino, metade da ricota ralada, as azeitonas e 1 pitada de sal. Numa panela, doure o alho no azeite. Em seguida, elimine-o e junte a polpa de tomate, 1 pitada de pimenta dedo-de-moça e 1 pitada de sal. Tampe a panela e cozinhe, em fogo baixo, por 15 minutos. Misture a farinha com as claras. Adicione 1 pitada de sal e 2 colheres (sopa) de água fria e misture bem até obter uma massa homogênea. Abra a massa em uma folha fina e corte 16 discos de 12 cm de diâmetro. Disponha no centro de cada disco 1 colher de creme de brócolis e feche a massa ao redor do recheio de modo a formar os raviólis abertos. Distribua por cima a cenoura cortada em bastões e cozinhe no vapor por 20 minutos. Polvilhe com a ricota restante em lascas e sirva a seguir com o molho de tomate.

fonte:http://culinaria.terra.com.br/

Bolo de milho ao vapor

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de milho pré-cozida
1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca
10 colheres (sopa) de açúcar
2 xícaras (chá) de leite desnatado
5 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de coco fresco ralado

Coloque no processador as farinhas de milho e a de mandioca e o açúcar. Bata por 2 minutos, ou até obter uma farinha mais fina. Retire e passe a mistura por uma peneira. Reserve. Coloque o leite, a manteiga e o coco em uma panela. Leve ao fogo por 3 minutos, ou até ferver. Retire do fogo e despeje, aos poucos, e sem parar de mexer, sobre os ingredientes secos peneirados. Mexa vigorosamente até ficar homogêneo. Forre com um pedaço de pano fino, de preferência musseline, a parte de cima de uma cuscuzeira, com 20 cm de diâmetro. Coloque a massa e reserve. Coloque 500 ml de água na parte de baixo da cuscuzeira e leve ao fgo por 3 minutos, ou até ferver. Encaixe a cuscuzeira, tampe a panela e reduza o fogo. Cozinhe em fogo baixo por 50 minutos, ou até a massa ficar macia. Retire do fogo e desenforme com cuidado. Se preferir, polvilhe com canela em pó ou sementes de erva-doce. Sirva com mel ou melado.

Fonte: http://culinaria.terra.com.br/

Ovos estrelados ao vapor

Forre o fundo do tabuleiro de cozer a vapor com uma folha de papel vegetal molhada. Abra os ovos em cima da folha e tempere a gosto (sal, ervas, pimenta...). Coloque 800 grs de água no copo da Bimby e programe 10min, temperatura Varoma, velocidade 1. Para a gema ficar crua deverá ser menos tempo.

Para quem não tem bimby, poderá fazer da mesma forma no seu recipiente de cozer a vapor.

Fonte: Forum Bimby

Bimby - Molho agridoce chinês

1 litro de água
2 colher de massa de tomate
1 vidro de calda de cereja em calda
1 xícara de açúcar
1 xícara de vinagre
4 colheres de sopa de maizena
4 colheres de sopa de água

Modo de fazer:
Leve a água,a massa de tomate, o caldo da cereja e o açúcar a ferver no copo da Bimby, 100graus, velocidade 2 até que ferva. ( Imagino que 5a 7 mniutos será suficiente)

Acrescente a maizena dissolvida em 2 colheres de água fria, 100graus, velocidade 4, até que ferva.

Acrescente o vinagre, 100graus, velocidade 3 até que ferva.
Acondicione em vidro e sirva frio.

Fonte: Forum Bimby

Bimby - Papas de milho

Enche-se a bimby com1,5 lt de agua fria e temperos a gosto, como o sal, manteiga e/ou azeite, açúcar para quem gosta doces (+/- 4 clheres de sopa).

Logo de seguida coloca-se 3 medidas e 1/2 de milho (copinho bimby)

Põe-se a 90º 20 minutos posição 1 com borboleta


Acabado o tempo prova-se para confirmar se está cozido e se está bem temperado, se não deixa-se mais um pouco.

Estas papas são receita da minha avó, agora adaptadas à Bimbi. Acompanham pratos a gosto, como se fossem puré, mas doces são boas ao lanche ou pequeno almoço.

Para fazer polenta, basta deixar arrefecer num tabuleiro rectangular grande e depois cortar em rectângulos médios. Estes rectângulos podem ser fritos em óleo, panados e feitos no forno ou frito e também podem ser grelhados, ou, em pedaços mais pequenos, colocados no meio de uma espetada.

Fonte: Forum Bimby

Bimby - Massa sovada de S.Miguel (receita dos Flores)

Mistura-se bem 1/2 copinho de leite c/ 100gr. de farinha de trigo, + 1 ovo, + 100 gr. açucar, + 50gr. de boa aguardente (ou bagaceira) + 100 gr de manteiga + 50 gr de banha + sal qb, vel. 4, colh. inv, temp 60, +-4 min.. Logo a seguir adicionar +- 400gr. de farinha, + 1 saqueta de fermipan (ou fermento de padeiro para 0,5 kg de farinha), + 2 ovos + 50gr açucar, vel 3 colh. inversa 15 seg. "Sova-se" 6 a 8 min. na vel. espiga. Fica uma massa em formato de bola sem ser muito seca mas sem pegar. Se necessário polvilhar as paredes do copo com + um pouco de farinha.

Entretanto colocar uma tijela com água bem quente (para aquecer o vidro ou o barro) em cima de um cobertor, manta ou toalha. Quando acabar a sova, despejar a água e limpar bem. Com a tijela quente polvilhar farinha e deitar a massa. Benze-se. Abafa-se bem e deixa-se levedar em local fechado (se fizer à noite está boa de manhã).

Depois de lêveda forma-se o bolo com a ajuda de farinha se necessário. Repousa novamente coberta durante 30 m. Vai ao forno já quente +- 150º em forma untada sem buraco. Espetar um palito para ver se está pronta, +- 45min depois.

Obs.: Esta massa faz parte do dia a dia das famílias açoreanas. Acompanha salgados e doces. Substitui muitas vezes o pão. Não falta nas festas mais simbólicas, como o Natal e a Páscoa.

Fonte: Forum Bimby

Bimby - Bolo de iogurte e laranja no Microondas

4 ovos
250 grs. de Açúcar
100 gr. de Margarina
1 Iogurte Natural
1 colher (chá) de essência de baunilha
Casca de limão ralada
Casca de laranja ralada
250 grs. de Farinha de Trigo
1 colher de chá de Fermento em pó


Coloque a casca de limão e a de laranja no copo e pulverize 30 seg., vel. 5-7-10.
Junte os ovos, o açúcar e a margarina e programe 5 min, vel. 4, temp. 37º. Depois mais 5 min, vel. 4.
Junte o iogurte (usei de tutti-fruti) e umas gotas de aroma de baunilha e programe 1 min. vel. 4.
Por fim a farinha e o fermento 15 seg. vel. 4.
Deite numa forma de silicone (atenção que o bolo cresce imenso!).
Convém que a massa não ultrapasse o meio da forma.
Vai ao microondas na potência de 750º durante 7 minutos.
Desenforma-se e decora-se a gosto

Fonte: Forum Bimby

Bimby - Bolo de Abacaxi no micro-ondas

Rodelas de abacaxi em calda
margarina para untar a forma
Caramelo de compra
2 colheres de passas curtidas no rum (eu não usei)
1 chávena de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1/3 de chávena de margarina
2/3 de chávena de açúcar
1/2 colher (chá) de aroma de baunilha
2 ovos
1/3 de chávena da calda de abacaxi


Preparo:
• Escorra o abacaxi e reserve o líquido.
• Untar uma forma para ir ao microondas e arrumar as fatias de abacaxi de forma decorativa e colocar o caramelo a tapar o fundo.
• Polvilhe com as passas.
• Derreter a margarina no microondas.
• Deitar todos os ingredientes no copo, com a borboleta e programar 5 min, vel. 3.
• Espalhe a massa na forma.
• Levar ao microondas em potência 700º por 16 minutos.
• Verifique se está cozido com um palito.
• Se não estiver cozido, cozinhe em potência alta por 30 segundos a até 2 minutos.
• Deixe a forma sobre uma grade por 5 minutos.
• Solte os lados do bolo e desenforme num prato de servir.
• Enfeite com as cerejas.

• Variação
• Substitua o abacaxi por bananas e polvilhe com canela
• Substitua por peras

Fonte: Forum Bimby

Bimby - Bolo de Microondas

2 ovos
1 chavena (chá) de farinha
1 chavena (chá) de açúcar
1 copo de leite
1 copo de óleo
1 col chá de fermento


Colocar a borboleta no copo, juntar todos os ingredientes, e programar 5 min. vel. 3..
Untar uma forma e levar ao microondas durante cerca de 5 minutos em potencia máxima.

A esta massa pode-se juntar outros ingredientes, como por exemplo: amêndoa ralada, chocolate, cenoura, etc...

Fonte: Forum Bimby

Bimby - Bolo chocolate no Microondas

4 ovos
300gr de açucar
200gr de farinha
125 gr chocolate em pó
200gr leite
100gr óleo
1 colher de chá de fermento

Mistura-se o açucar, os ovos, o leite, o oleo 1min vel3
Acrescenta-se a farinha, o fermento e o chocolate 1 min vel3

Coloca-se em forma de bolo silicone com buraco ou de tupperware com buraco
Leva-se ao microondas 8 minutos

Atenção é mesmo 8 minutos... deixa-se arrefecer e desenforma-se.
Pode ser comido ainda morno, ou frio.

Fonte: Forum Bimby

Molho de alho

Coloca-se no copo misturador um dente de alho, manteiga qb e um molho de coentros. Mistura-se um bocadinho a velocidade máxima e está pronto a servir! A manteiga derrete em contacto com os alimentos quentes.


Pode levar azeite em vez de manteiga, e também mais alguns temperos a gosto.

Fonte: Forum Bimby

Bimby - Pão Brioche ao vapor

45 g de leite
1 saq.fermento de padeiro
2 ovos
250 farinha
30g de açucar
1 pitada de sal
50g manteiga


Colocar o leite, fermento 1m, tem.37º, Vel 1.

Adicionar os ovos, farinha, açucar e o sal 30s Vel6
de seguida 1 m vel espiga

Deixar repousar a massa dentro do copo 1 hora , terminado este tempo 30 s vel .espiga.retirar e reservar.

Colocar a massa numa forma de aluminio redonda, oval ou de queques, previamente untada com azeite e colocar na Varoma.

Colocar 750g de água no copo por cima a varoma 45m/ varoma Vel1.

Dica: podem ser recheados com queijo, presunto ou doce.

Fonte: Forum Bimby

Pãozinho chinês

MASSA
50gr de fermento de padeiro ou uma saqueta de fermipan
1 colher (sopa) de açúcar
3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada

RECHEIO
1 cebola média picada
2 dentes de alho picado
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1 xícara (chá) de ervas frescas picadas
2 colheres (sopa) de molho de soja
2 colheres (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de óleo de gergelim
1 colher (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de sementes de gergelim torradas

Para a massa leve ao fogo uma panela com 200ml de água até amornar. Despeje numa tigela e misture o fermento e o açúcar.
Aos poucos, junte a farinha, mexendo sempre. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e amasse por 6 minutos, ou até ficar flexível e elástica.

Volte a massa para a tigela, cubra com filme plástico e deixe crescer em local aquecido por 30 minutos. Amasse por mais 5 minutos, volte para a tigela, cubra com filme plástico e deixe por mais 30 minutos.

Para o recheio: bata no liquidificador a cebola, o alho, o gengibre, as ervas, o molho de soja, o açúcar e o óleo de gergelim até obter uma pasta e refogue, mexendo de vez em quando, até encorpar e perder o líquido. Retire do fogo, acerte o sal e reserve. Abra a massa em uma superfície enfarinhada, corte 10 quadrados de 10 cm de lado.
Distribua o recheio e feche, unindo as bordas e formando uma trouxinha. Forre o fundo do cesto (recipiente de bambu próprio para cozimento a vapor) com um guardanapo de pano umedecido e disponha os pãezinhos deixando espaços entre eles.

Coloque água em uma frigideira funda ou wok e leve ao fogo até ferver. Encaixe o cesto dentro da frigideira, tampe e deixe por 15 minutos, ou até a massa ficar cozida. Retire do fogo, transfira os pães para uma travessa e polvilhe com gergelim.


Wok é uma panela muito utilizada nas receitas chinesas. Ela se parece com um chapéu chinês invertido. A grande vantagem do seu uso é que o calor é distribuído de forma igual por toda a panela, já que é totalmente arredondada.

terça-feira, 18 de março de 2008

Pudim de cogumelos e ovos

1Kg de batatas
300g de cogumelos laminados
8 ovos
50g de margarina
Salsa, noz-moscada e pimenta a gosto
Manteiga para untar.

Lave as batatas e leve-as a cozer com 2 ovos. Escorra e passe-as pelo passe-vite com os temperos.

Ligue o forno a 150º.

Unte uma forma de bolo inglês com a manteiga.

Descasque os ovos cozidos, pique-os grosseiramente e junte-os à batata, assim como os cogumelos escorridos. Adicione os restantes ovos, batidos, rectifique os temperos, Deite na forma e leve ao forno aproximadamente 40 minutos. Também pode ser cozinhado ao vapor.
Deixe arrefecer, desenforme e sirva.

Tortilha de Courgettes

4 courgettes
2 cebolas
8 ovos
4 colheres(sopa) de azeite
Temperos a gosto

Descasque as courgettes e as cebolas e corte-as em rodelas.
Ligue o forno a 180º

Leve o azeite ao lume numa frigideira(de pega amovível), junte a courgette e as cebolas e salteie. Desligue o fogão.

Bata os ovos, tempere-os a gosto e verta na frigideira. Leve a frigideira ao lume durante 25 minutos, ou até dourar

Pudim de Banana

6 bananas
1 Lata de leite condensado
4dl de leite
160g de açúcar
8 ovos
1 colh. (sopa) de maisena (amido de milho)

Ligue o forno a 180º
Leve ao lume o açúcar até caramelizar e espalhe bem por uma forma de pudim.

Deite o leite e o leite condensado num tacho, misture e leve ao lume, mexendo de vez em quando até ferver. Deite as bananas em pedaços num liquidificador, junte a maisena e os ovos, ligue até ficar homogéneo, retire e coloque numa tigela, juntando a mistura dos leites, enquanto mexe.

Verta para a forma e leve ao forno em banho-maria por 50 minutos. Sirva decorado a gosto.

Para quem tem máquina de cozer a vapor, este pudim pode ser feito lá dentro.

Tiras de Queijo Gratinado

12 fatias de pão de forma sem côdea
150g de queijo
2,5 dl de natas
2 gemas cozidas
paprica q.b.

Corte cada fatia de pão em três tiras. Bata as natas até ficarem espessas, junte-lhes as gemas desfeitas e o queijo ralado, misture tudo muito bem.

Ligue o forno a 150º

Coloque o preparado anterior sobre as tiras de pão, disponha-as num tabuleiro do forno e leve ao forno até ficarem douradas
(+/- 5 min.)

Retire do forno e polvilhe com paprika.


Fica muito bom se antes de ir ao forno se polvilhar com pão ralado, fica estaladiço, tipo douradinhos.

Rolo de vegetais

Massa:

240g de farinha
150g de queijo ralado
4 dl de leite
2 dl de óleo
4 ovos
1 colh.(sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
Margarina para untar e farinha para polvilhar

Recheio:
200g de vegetais a gosto
200g de queijo creme
1 cebola
1 raminho de salsa picada
Azeitonas picadas
Noz moscada, pimenta e picante a gosto
Azeite

Para o recheio coza os vegetais e depois refogue-os em azeite com a cebola picada. Acrescente o queijo-creme, as azeitonas, a salsa e os temperos e misture até fazer uma pasta.

Pré aqueça o forno a 180ºC.

Deite todos os ingredientes da massa no copo misturador e misture até fazer uma massa homogénea. Deite a massa num tabuleiro rectangular grande (para torta) e leve ao forno 20 minutos, ou até dourar.

Desenforme, espalhe em cima o recheio e enrole como uma torta.

Bolo Salgado

240g de farinha
4,5dl de leite
2,5dl de óleo
2 ovos
1 colh (sopa) de fermento em pó
1 pouco de sal

Margarina para untar e farinha para polvilhar

Vegetais a gosto para o recheio

Prepare o recheio.
Ligue o Forno a 180º.
Barre uma forma circular e polvilhe-a.

Deite todos os ingredientes da massa no copo misturador e ligue, até ficar uma mistura homogénea. Deite metade da mistura na forma, deite o recheio e deite a restante mistura por cima.

Leve ao forno 45 minutos e depois desenforme. Sirva quente ou frio.

Torta de claras

12 claras
9 colheres (sopa) de açúcar
Manteiga para untar e açúcar para polvilhar
Papel vegetal

Creme a gosto para rechear - Tradicionalmente é creme de pasteleiro, mas fica bem com compota, chocolate derretido com leite, natas...

Forre um tabuleiro rectangular grande (para torta) com o papel vegetal, unte este papel com manteiga. Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Bata as claras em castelo e junte-lhes o açúcar aos poucos, batendo sempre até estarem bem firmes. Deite no tabuleiro e leve ao forno por 15 minutos.

Retire do forno e desenforme virando o tabuleiro para um pano polvilhado com o açúcar. Retire cuidadosamente o papel vegetal e deixe arrefecer.

Barre o recheio e enrole com a ajuda do pano.

Bavaroise de Hortelã

120g de açúcar
0,5l de leite
2,5dl de natas
6 folhas de gelatina
1 clara de ovo
1 raminho de hortelã

Coloque a gelatina de molho em água fria.

Separe as folhas do ramo de hortelã, lave-as e deite-as para o copo do liquidificador. Junte 100g do açúcar, ligue e deixe bater até ficar tudo bem desfeito. Retire, deite para um tacho, junte o leite, leve ao lume e deixe aquecer sem ferver.

Retire do lume e dissolva aqui a gelatina escorrida. Deixe arrefecer este preparado.

Bata as natas com o restante açúcar e a clara, em separado. Junte tudo delicadamente, quando o leite já tiver arrefecido e deite numa forma previamente passada por água fria. Leve ao frigorífico até solidificar.

Bolo Mágico!

250g de chocolate branco em tablete
150g de açúcar
120g de farinha
80g de manteiga
5 ovos
1 colher (chá) de fermento em pó
Manteiga para untar
farinha para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180º e unte a forma e polvilhe com farinha.

Parta o chocolate em pedaços, deite-os para uma tijela, junte a manteiga e leve ao micro ondas por um minuto. Mexa e coloque por um pouco mais de tempo, se necessário. Cá fora, o chocolate acabará de derreter.

Junte as gemas com o açúcar, bata até ficar uma mistura clara, adicione o chocolate com a manteiga e mexa bem. junte então a farinha e o fermento e misture. Por último, bata as claras em castelo, junte à mistura e mexa delicadamente.

Verta o preparado para a forma e leve ao forno 25 minutos.

Crudité

2 iogurtes naturais
250g de queijo ricota
3 colh. (sopa) de salsa picada
3 cenouras
2 pepinos
2 talos de aipo
Pimenta q.b.

Faça o molho: Misture o iogurte com o queijo, até obter uma pasta homogénea. Tempere com pimenta e adicione a salsa. Leve ao frigorífico.

Corte os legumes no sentido do comprimento ao meio ou em quatro, dependendo do seu tamanho. Sirva com o molho.

O queijo pode ser também queijo fundido, em triangulos, tipo vaca que ri, fica muito bom.

Fica bem com outros vegetais, por exemplo com couve flor crua, é bastante bom, e também com cenouras bébé, se as encontrarem.

Este molho pode também ser usado para saladas.

Pudim de nata

4dl de natas
75g de açúcar
5 folhas de gelatina
1dl de leite
chantili e frutas para decorar

Coloque, as natas, já frescas, no congelador por 15 minutos, no mínimo.

Salpique forminhas de pudim com água e reserve-as no congelador. Demolhe a gelatina em água fria. Aqueça o leite, junte-lhe o açúcar e tire do lume. Dissolva nele as folhas de gelatina escorridas. Bata as natas e junte-as ao anterior preparado quando já estiver à temperatura ambiente. Distribua pelas formas e leve ao frigorífico.

Sirva fresco, decorado com o chantily e as frutas.

Também pode ser enformado juma forma grande.

Natas do céu

20 bolachas Maria
400ml de natas
1 lata de leite condensado

Bata as natas e junte delicadamente o leite condensado. Triture as bolachas até ficarem em pó.

Vá deitando em taças, por camadas, uma de bolacha, uma de creme. Termine polvilhando levemente de bolacha.

Creme de ananás

1 saqueta de gelatina de ananás
3 dl de leite condensado
3 dl de natas
10 bolachas de chocolate ou outras que prefira
2 rodelas de ananás

Prepare a gelatina, conforme as instruções da caixa. Bata as natas. Junte o leite condensado e a gelatina já à temperatura ambiente.

Coloque metade do creme em taças pequenas ou numa grande, só até ocupar meia taça. Cloque por cima a bolacha e cubra com o restante creme. Por cima, decore com o ananás.

Leve ao frigorífico antes de servir.

No verão fica melhor sem as bolachas.

Bom apetite!

domingo, 16 de março de 2008

Bimby - Pão ao vapor

150 gr de água
12 gr de fermento de padeiro fresco ou 1 pacote de fermipan
250 gr de farinha tipo 55
5 gr de sal fino
Óleo
Água para o copo quando se for cozer a vapor

No copo colocar água e o fermento, programar 2 minutos, temperatura 37º, velocidade 2.
Juntar a farinha e o sal, programar 2 minutos e meio na velocidade espiga.
Polvilhar ligeiramente a massa para evitar que cole, fazer uma bola e colocar numa forma que caiba da Varoma, barrada com óleo para que a massa não cole ao crescer.

Tapar a forma com um pano e deixar levedar num sítio quente durante 1 hora.
A massa deverá dobrar de volume.

Tapar a forma com película aderente ou papel de alumínio para que os pingos da condensação não entrem.
Colocar a água no copo, colocar a varoma a forma dentro e tapar.
Programar 45 minutos, temperatura varoma, em velocidade 1.

Fonte: http://luisaalexandramarques.blogspot.com/


Para quem não tem bimby, mas coze a vapor bastará fazer uma receita de pão normal e colocar a levedar. Depois colocar em uma forma que caiba na sua máquina de cozer a vapor ou no acessório que utiliza, (se for muito pequeno é melhor fazer uma receita pequena porque depois cresce bastante) e colocar a cozer a vapor, por 45min.

Fica tipo pão rico sem côdea. Muito fôfo e bom.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Bimby - Pêras com coração de chocolate

Esta é uma sobremesa rápida e deliciosa e muito fácil de fazer.

Ingredientes:
30g açúcar
2c. chá açúcar baunilhado
150 g natas com 30-35% de gordura bem frescas
2 pêras maduras descascadas (eu fiz mais porque eramos 12 pessoas - 6 pêras)
4 pedaços de chocolate preto (12 pedaços de chocolate preto)
500 g de água

Preparação:
Colocar o açúcar e o açúcar baunilhado no copo e misturar 10segs/vel. 8
Colocar a borboleta
Deitar as natas bem frias no copo e bater vel. 3 até ficarem bem firmes. (Cuidado para que estas não se transformem em manteiga).
Retirar as natas batidas para uma taça e reservar.
Retirar a borboleta.
Cortar as pêras em metades retirar os caroços e dispor as metades no recipiente Varoma. Colocar um bocado de chocolate no centro de cada metade da pêra.
Deitar a água no copo colocar a Varoma e programar 18 min./Varoma/vel. 1
Deixar arrefecer e servir mornas acompanhadas das natas batidas.

Fonte: Forum Bimby

Bimby - RABANADAS OU FATIAS DOURADAS

0,5 litro de leite
150 grs de açúcar
1 casca de limão
1 pau de canela
1 pão branco de véspera cortado em fatias (2 cm)
2 ovos
manteiga líquida, para untar
750 grs de água
8 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de canela em pó


Coloque o leite, o açúcar, a casca do limão e o pau de canela no copo e programe 12 minutos, 100º, velocidade colher inversa.
Terminado, retire o leite para uma taça e deixe arrefecer até ficar morno.
Coloque as fatias de pão dentro da taça, de forma a ficarem cobertas e deixe-as de molho.
Coloque os ovos no copo, misture 10 segundos na vel. 5.
Deite numa taça e reserve.
Entretanto, unte com manteiga quadrados de película aderente suficientemente grandes para embrulhar cada fatia de pão.
cada fatia pelo ovo batido (eu prefiro colocar na película com uma colher de sopa e depois por cima da fatia) e coloque no quadrado de película.

Embrulhe-a e coloque na Varoma.
Repita o processo até estarem todas as fatias embrulhadas.
Deite a água no copo, coloque a Varoma sobre este e programe 25 minutos, Temp. Varoma, velocidade 1.
Entretanto pré-aqueça o forno a 250º e num prato misture as colheres do açúcar com a canela e reserve.
Terminado o tempo retire a Varoma. As fatias estão como q coziditas.
Abra cuidadosamente os embrulhos e envolva as fatias na mistura de açúcar e canela e disponha num tabuleiro de forno, previamente forrado com papel vegetal.
Leve ao forno já quente durante 3 minutos.

Fonte: Forum Bimby

Discurso do Ministro Brasileiro da Educação nos EUA

Embora este post não se inclua no tipo de conteúdo a que se destina este log, merece sua publicação.

Discurso do Ministro Brasileiro da Educação nos EUA ... (Censurado)



Este discurso merece ser lido, afinal não é todos os dias que um brasileiro dá um baile' educadíssimo aos Americanos...

Durante um debate numa universidade dos Estados Unidos o actual Ministro da
Educação CRISTOVAM BUARQUE foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazónia (ideia que surge com alguma insistência nalguns sectores da sociedade americana e que muito incomoda os brasileiros).

Um jovem americano fez a pergunta dizendo que esperava a resposta de um Humanista e não de um Brasileiro.



Esta foi a resposta de Cristovam Buarque:

'De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazónia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse património, ele é nosso.

Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazónia, posso imaginar a sua internacionalização, como também a de tudo o mais que tem importância para a humanidade.

Se a Amazónia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro...

O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazónia
para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extracção de petróleo e subir ou não seu preço.

Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazónia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono ou de um país.

Queimar a Amazónia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.

Antes mesmo da Amazónia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França.

Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo génio humano. Não se pode deixar esse património cultural, como o património natural Amazónico, seja manipulado e destruído pelo gosto de um proprietário ou de um país.

Não faz muito tempo, um milionário japonês, decidiu enterrar com ele, um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.

Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milénio,mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA.

Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhattan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro,Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua história do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.

Se os EUA querem internacionalizar a Amazónia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos também todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.

Nos seus debates, os actuais candidatos à presidência dos EUA têm defendido a ideia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca dadívida.

Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir à escola.

Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como património que merece cuidados do mundo inteiro.

Ainda mais do que merece a Amazónia. Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um património da Humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar, que morram quando deveriam viver.

Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo.

Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazónia seja nossa.

Só nossa!

ESTE DISCURSO NÃO FOI PUBLICADO. AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO porque é muito
importante... e porque foi CENSURADO!

quarta-feira, 12 de março de 2008

Cacau quente

40 Cacau puro 100%
400 ml de água
2 colheres de chá de açúcar ou mel

Junta-se o cacau com o mel e a água a ferver, mistura-se tudo com varinha mini e já está.

Ideal para começar bem o dia!

domingo, 9 de março de 2008

Pudim de mel

10 ovos;
500 g de açúcar;
2 colheres de sopa de azeite de muito boa qualidade;
2 colheres de sopa de mel;
Raspa de 2 limões;
Manteiga q.b..


Misture bem todos os ingredientes mas sem bater demasiado. Deite a
mistura numa forma lisa bem untada e polvilhada com farinha. Leve a
cozer em forno medianamente quente. Desenforme só depois de
arrefecer.

O mel pode ser substituído por caramelo, e passa a chamar-se pudim de caramelo :)

Fonte: SwáSthya Yôga Online

Fritada de grão

30 mg/2 colheres de sopa de sementes de girassol;
400 g de grão;
5 mg/1 colher de chá de piripiri em pó;
5 mg/1 colher de chá de pimentão doce;
30 ml/2 colheres de sopa de óleo vegetal;
1 dente de alho esmagado;
200 g de tomate picado;
225 g de espinafres frescos, sem caule;
10 ml/2 colheres de chá de óleo de piripiri;
Sal e pimenta moída q.b..


Aqueça o wok e junte as sementes de girassol. Frite a seco, mexendo frequentemente, até as sementes estarem tostadas e douradas. Depois passe-as para outro recipiente.

Envolva o grão-de-bico no piripiri e no pimentão-doce. Aqueça o óleo no wok e frite o alho durante 30 segundos. Junte o grão e frite por 1 minuto.

Deite o tomate e frite mais 4 minutos. Junte os espinafres, tempere bem com sal e pimenta. Sacuda a frigideira sobre o lume durante 1 minuto.

Passe para um prato e borrife com óleo de piripiri. Espalhe as sementes de girassol por cima e sirva de imediato.

Fica bom se substituirmos o grão por qualquer tipo de feijão ;)

Fonte: SwáSthya Yôga Portugal

Cogumelos Recheados

12 cogumelos grandes ou 18 médios de chapéu achatado;
Manteiga para untar;
2 dentes de alho picados;
45 mg/3 colheres de sopa de salsa fresca picada;
40-50 g/ 3/4 chávenas de miolo de pão branco;
Sal e pimenta moída q.b.;
1 ramo de salsa fresca para a guarnição.


Aqueça previamente o forno a 180º. Retire os pés dos cogumelos e reserve. Unte um tabuleiro que possa ir ao forno, com a manteiga.

Disponha os chapéus dos cogumelos no tabuleiro, virados para cima. Aqueça 15 ml/ 1colher de sopa de azeite numa frigideira e frite ligeiramente o alho. Corte finamente os pés dos cogumelos e misture-os à salsa e ao miolo de pão. Junte o alho e 15 ml/ 1 colher de sopa do restante azeite e tempere a gosto com sal e pimenta.

Misture muito bem e ponha um pouco da mistura sobre cada cogumelo. Deite o resto do azeite por cima dos cogumelos e cubra-os com papel vegetal untado com manteiga. Coza no forno cerca de 15-20 minutos, retirando o papel nos últimos 5 minutos a fim de dourar a parte de cima.

Sirva dois ou três cogumelos por prato, decorando-os com um raminho de salsa.

Fonte: SwáSthya Yôga Portugal

Salada de Frutas

Papaia;
Maçã;
Pêra;
Banana;
Amêndoa sem pele;
sumo de limão
Quantidades, a gosto.

Descasque todos os frutos e corte-os em pequenos pedaços e isture-os. Regue com o sumo de limão e leve ao frigorífico.

sábado, 8 de março de 2008

Strogonoff DeRose

cebolas;
palmito macio;
cogumelos;
queijo mozzarella, provolone e um terceiro à sua escolha;
molho de tomate;
natas ou béchamel ou iogurte
orégão;
cardamomo em pó;
noz moscada;
molho de pimenta verde ou vermelha;

Quantidades a gosto. Se faltar um destes ingredientes, não se aflija.
Substitua-o de acordo com o seu paladar e intuição. Culinária também se
faz com criatividade e improviso.


1. Corte as cebolas em rodelas e ponha a para fritar sem acrescentar nenhum tipo de óleo. Vá mexendo sempre para que não queime, mas deixe dourar bem;
2. Introduza o molho de tomate;
3. Depois acrescente um pouco de água, os cogumelos cortados ao meio e o palmito picado;
4. Que tal um pouco mais de água?
5. Assim que ferver, baixe o fogo e adicione os queijos. Vá mexendo para não grudar;
6. Quando os queijos estiverem derretidos, acrescente as especiarias:
orégão, cardamomo; noz-moscada e o molho de pimenta. Sal, nem
pensar! Sem demora, acrescente o molho bechamel, ou então o iogurte.

É uma delícia, tem um toque picante que fica demais!

Fonte: Uni-Yôga, Alimentação Vegetariana - Chega de Abobrinha!

Salada de Tomate com Queijo Fresco

4 tomates;
2 queijos frescos;
pimenta preta em grão;
2 colheres (sopa) de miolo de noz;
1 dl de azeite virgem;
1 raminho de manjericão;


1.Lave muito bem o tomate e retire-lhe o pé. Corte-o às rodelas com cerca de 0,5 cm de espessura. Corte o queijo também às rodelas, também com a espessura de 0,5 cm e reserve;
2.Num prato, sobreponha parte das rodelas de tomate e queijo. As restantes, coloque-as em pequenos espetos de madeira;
3.Tempere com sal e pimenta moída na altura. Por cima, espalhe o miolo de noz e regue com o azeite e o vinagre. Decore com o manjericão e sirva fresca.

Fonte: SwáSthya Yôga Portugal

Chá Natural de Ananás

Cascas de Ananás; (de preferência ananás da ilha de S. Miguel – Açores – considerado o melhor ananás do mundo inteiro);
Açúcar a gosto;
Água

1. Lave muito bem as cascas do ananás e ponha-as numa panela com água e açúcar.
2. Deixe cozer por 30 mins.
3. Tire do lume e leve ao frigorífico antes de servir.

Lasanha de Palmito

250g de massa para lasanha;
4 Tomates;
1 Cebola grande;
4 Colheres (sopa) de óleo;
1 Colher (sopa) de açúcar;
1 Vidro grande de palmito;
Manjericão a gosto (opcional);
2 Xícaras de leite;
2 Colheres (sopa) de manteiga;
2 Colheres (sopa) de amido de milho;
50g de queijo parmesão;
Noz-moscada ralada a gosto;
250g de queijo mozzarella fatiado;
Sal e orégão a gosto;
Azeite de oliva a gosto.


1. Numa panela grande, coloque a água para ferver, acrescente sal e óleo
e ponha a massa para cozinhar. Mexa de vez em quando.
2. Escalde os tomates em água fervente e logo em seguida banhe-os em
água fria para retirar a pele. Em seguida, pique-os.
3. Corte a cebola em tirinhas finas, refogue-as no óleo até que fiquem
bem douradas e acrescente os tomates. Adicione sal a gosto e o
açúcar, para amenizar a acidez dos tomates. Deixe cozinhando para
formar o molho e, por fim junte o palmito picado e o manjericão.


Fonte: “Gourmet Vegetariano” da Prof. Rosângela de Castro

Molho de Iogurte 2

1 xícara de iogurte;
2 colheres de sopa de azeite;
sumo de 1 limão;
½ dente de alho;
2 colheres de chá de orégão;
sal a gosto


Bata delicadamente todos os ingredientes. O sal é dispensável.

Fonte: SwáSthya Yôga Portugal

Molho Bechamel

35 g de manteiga
35 g de farinha de trigo
350 ml de leite fresco
pimenta-do-reino e noz-moscada

Modo de preparo:

Derreta a manteiga e acrescente a farinha. Cozinhe por 3 minutos.
Adicione o leite quente, o sal, a pimenta-do-reino, a noz-moscada e mexa até obter um creme homogéneo.

Salada Waldorf

450g de maçãs vermelhas;
6-8 Talos de aipo às rodelas finas;
50g de nozes picadas;
100g de passas sem grainhas;
1 Alface
Molho de Iogurte


1. Corte as maçãs a meio, retire-lhes o coração e depois corte-as em
quadradinhos sem as descascar;
2. Envolva bem os quadrados de maçã no molho de iogurte;
3. Adicione o aipo, as nozes e as passas, misturando tudo muito bem;
4. Forre uma travessa com folhas de alface e no centro deite a salada.

Fonte: SwáSthya Yôga Portugal

Sumo de Manga e Laranja

6 laranjas;
2 mangas;
½ manga para decorar;
cerejas de calda;
1 raminho de hortelã;

Lave muito bem as laranjas sob água fria corrente. Corte-as ao meio e
reduza a sumo.
2. Lave as mangas, descasque-as e retire-lhes o caroço. Corte aos
pedaços e, com a ajuda da varinha-mágica, reduza a polpa a puré.
3. Misture os dois sumos de fruta e verta num copo alto. Decore com as
fatias de manga, a cereja e o raminho de hortelã. Sirva bem fresco.

Hortelã é uma erva fresca, existe em Portugal na sua forma selvagem e também cultivada. Não sei se tem no Brasil, mas se não tiver, substitua por menta. Rasgue o pacotinho de chá e aromatize com a ervinha que tem dentro ;)


Fonte: SwáSthya Yôga Portugal

Sobremesa de Maçã

4 maçãs grandes;
3 c. (sopa) de mel;
3 c. (sopa) de muesli;
2 c. (sopa) de leite morno;
2 c. (sopa) de coco ralado;

1. Descasque as maçãs e corte-as aos quartos e disponha-as no prato de
servir.
3. Num recipiente à parte, misture o mel, o muesli, o leite
e o coco ralado.
4. Envolva muito bem e verta sobre as maçãs. Sirva de seguida,
decoradas com um raminho de hortelã.

Pode ser feito também com as maçãs cozidas.

O mel pode ser substituído por açúcar ou caramelo e o leite pode ser de vaca ou de soja.

Arroz Rápido com Caju

2 dentes de alho;
0,5 dl de azeite virgem;
1 cenoura;
2 folhas de louro;
1 c. (chá) de orégãos e tomilho seco;
300g de arroz agulha;
6 dl de caldo de legumes;
1 raminho de salsa;
sal e pimenta;
100g de caju;

1. Descasque os dentes de alho e pique-os muito finamente. Aloure no
azeite quente e junte-lhes a cenoura, previamente ralada.Tempere
com as folhas de louro partidas, as ervas secas e adicione o arroz.
Envolva e deixe fritar um pouco.Regue com caldo de legumes quente
e polvilhe com o raminho de salsa picada. Tempere com sal e pimenta
e coza, tapado, durante dez minutos.
2. No final, acrescente o caju. Envolva muito bem no arroz e sirva de
seguida.


Fica muito bom também substituindo o caju por amêndoa, castanha, castanha do pará ou até amendoim!

Bom apetite!

Fonte: SwáSthya Yôga Portugal

Sopa à Lavrador

1 cebola;
1 dl de azeite virgem;
1/2 alho francês;
1 raminho de salsa;
1 cenoura e 1 nabo;
1 batata;
Sal;
200g de brócolos;
200g de couve-flor;
100g de massa cotovelos;

1. Descasque a cebola . Pique-a e aloure-a no azeite quente, juntamente
com o alho francês às rodelas e o raminho de salsa.
2. Descasque a cenoura, o nabo e a batata. Lave-os, corte aos cubos e
envolva no preparado anterior. Cozinhe por mais cinco minutos.
3. Regue com 1,2L de água quente e tempere com sal. Tape a panela e
cozinhe, em lume brando, durante cerca de dez minutos.
4. Acrescente os brócolos e a couve-flor aos raminhos e a massa e
termine de cozinhar. Rectifique o tempero e sirva de imediato.

Fonte: SwáSthya Yôga Portugal

Açorda à Andaluza

Açorda à Andaluza

Ingredientes:

Pão caseiro;
Alhos;
Pimentos doces;
Azeite;
Sal


Confecção:

Corta-se um pão em fatias e torram-se. Fazem-se em quadrados, não em quadradinhos.

Pisam-se num almofariz vários dentes de alho, deixando três ou quatro com a casca — dando-lhe isto um sabor agradável. E junta-se sal e pimentos doces.

Sobre o pão torrado deixa-se correr uns bons fios de azeite e deita-se por cima o conteúdo do almofazriz e água a ferver (mas com cautela, para que não fique enxuto). Abafa-se, deixa-se abeberar por cinco minutos, podendo servir-se em seguida.

Fonte:SwáSthya Yôga Portugal

sábado, 1 de março de 2008

Viagem à Índia - Samosa (Chamuças de legumes)

A massa deve ficar estaladiça. Quanto mais fina fôr melhor. Para isso é preciso usar um pouco mais de manteiga e trabalhar a massa como se fosse massa folhada. O recheio pode ser alterado a gosto.


1 e 1/2 chávena de farinha
2 batatas médias
1 bola picada
1 chávena de ervilhas
1 chávena de gengibre
1 colher de sobremesa de sementes de coentro, 1/2 de pimenta de cayena, 1 de sementes de mostarda, 1 de sementes de cominhos, 1 de sumo de limão e 1 de folhas de coentros
2 colheres de sopa de manteiga
óleo e sal

[Estão aqui muitas especiarias e temperos que podem ser difíceis de encontrar, não desmoralize! Use o que conseguir arranjar e o resto esqueça, ou substitua!]

Colocar a farinha numa travessa funda, Abrir uma cova e acrescentar um pouco de sal, manteiga derretida e 5 colheres de sobremesa de água. Trabalhar durante 10min até obter uma massa elástica e uniforme. Tapar com um pano húmido e colocar num local morno.

Saltear a cebola com 3 colheres de sopa de óleo. Adicionar o gengibre picado fino, as ervilhas, a pimenta de cayena, as sementes de coentro moídas, um pouco de sal e refogar durante 3 min. Adicionar as batatas cozidas sem pele e aos cubos, as folhas de coentro inteiras, as sementes de mostarda, cominhos e o sumo de limão. Cozer durante 5 min, em lume brando. Retirar e deixar arrefecer.

Dividir a massa em bolas do tamanho de uma noz. Estirar com o rolo da massa e recortar um quadrado. Colocar um pouco de recheio no centro, molhar os rebordos com um pincel com água, dobrar na diagonal e unir, pressionando com os dedos. Fritar em óleo muito quente até que fique dourada. Escorrer sobre um papel absorvente e servir.

Fonte: Cozinha País a País, Jornal O Público, vol.20 - Índia

Viagem à Índia - Tamatar dahi chatni (Chutney de tomate e iogurte)

500g de tomates maduros
250g de iogurte
4 malaguetas verdes
1 malagueta vermelha
60g de côco ralado
1 1/2 colher de café de sementes de mostarda, 3 de óleo

Triturar as malaguetas verde, o côco, passar para uma terrina e acrescentar os tomates sem pele, picados, 1/2 colher de sementes de mostarda e o iogurte. Misturar e colocar de parte.

Saltear as restantes sementes de mostarda e a malagueta vermelha sem sementes e picada fina, até que as sementes de mostarda comecem a estalar. Retirar do lume, acrescentar a primeira mistura, mexer e deixar arrefecer.

Fonte: Cozinha País a País, Jornal O Público, vol.20 - Índia

Viagem à Índia - Panir

2l de leite
2 limões
250g de iogurte
1 gaze ou tecido com 30 cm de lado

Aquecer o leite sem parar de mexer, até levantar fervura. Juntar o iogurte, misturar e juntar o sumo de 2 limões, que actuará como coalhante. Misturar, retirar do lume e repousar 5 min.

Uma vez separado o soro do coalho, colocar uma gaze sobre um coador e passar o leite coalhado. Atar os quatro cantos do tecido e deixá-lo pendurado para que escorra o soro.

Fica parecido com o queijo de Kefir.

Fonte: Cozinha País a País, Jornal O Público, vol.20 - Índia
Google