terça-feira, 25 de março de 2008

Bimby - Massa sovada de S.Miguel (receita dos Flores)

Mistura-se bem 1/2 copinho de leite c/ 100gr. de farinha de trigo, + 1 ovo, + 100 gr. açucar, + 50gr. de boa aguardente (ou bagaceira) + 100 gr de manteiga + 50 gr de banha + sal qb, vel. 4, colh. inv, temp 60, +-4 min.. Logo a seguir adicionar +- 400gr. de farinha, + 1 saqueta de fermipan (ou fermento de padeiro para 0,5 kg de farinha), + 2 ovos + 50gr açucar, vel 3 colh. inversa 15 seg. "Sova-se" 6 a 8 min. na vel. espiga. Fica uma massa em formato de bola sem ser muito seca mas sem pegar. Se necessário polvilhar as paredes do copo com + um pouco de farinha.

Entretanto colocar uma tijela com água bem quente (para aquecer o vidro ou o barro) em cima de um cobertor, manta ou toalha. Quando acabar a sova, despejar a água e limpar bem. Com a tijela quente polvilhar farinha e deitar a massa. Benze-se. Abafa-se bem e deixa-se levedar em local fechado (se fizer à noite está boa de manhã).

Depois de lêveda forma-se o bolo com a ajuda de farinha se necessário. Repousa novamente coberta durante 30 m. Vai ao forno já quente +- 150º em forma untada sem buraco. Espetar um palito para ver se está pronta, +- 45min depois.

Obs.: Esta massa faz parte do dia a dia das famílias açoreanas. Acompanha salgados e doces. Substitui muitas vezes o pão. Não falta nas festas mais simbólicas, como o Natal e a Páscoa.

Fonte: Forum Bimby

Nenhum comentário:

Google