terça-feira, 25 de março de 2008

Pudim de Manga ao Vapor

polpa de 3 mangas médias
2 xícaras (chá) de açúcar
casca e suco de 1/2 limão grande
sementes de 2 bagas de cardamomo trituradas
1 xícara (chá) de farinha de trigo (120 g)
2 colheres (chá) de fermento em pó (4 g)
3 colheres (sopa) de maisena (21 g)
4 colheres (sopa) de amêndoas moídas (facultativo)
3 ovos
1/2 xícara (chá) de manteiga (100 g)


Coloque a manga numa panela, polvilhe 1 xícara (chá) de açúcar, junte as raspas e o suco de limão e as sementes de cardamomo. Leve ao fogo e cozinhe por 10 minutos, ou até a manga ficar macia e com uma calda bem encorpada. Retire do fogo. Numa tigela, peneire a farinha de trigo com o fermento em pó e a maisena.

Misture as amêndoas e reserve. Reserve alguns pedaços de manga cozida para decorar e coloque o restante no liquidificador. Junte os ovos e a manteiga e bata até obter um creme bem leve. Aos poucos, adicione o creme na tigela com os ingredientes secos peneirados. Misture a cada adição até ficar homogêneo. Numa panela, misture o açúcar restante com 3 colheres (sopa) de água e leve ao fogo até obter uma calda em ponto de fio grosso. Retire do fogo e forre o fundo e as laterais de 12 forminhas com capacidade para 250 ml cada uma. Despeje o creme e cubra as forminhas com papel-alumínio. De preferência, amarre as bordas com barbante de cozinha.

Disponha as forminhas numa assadeira grande com 480 ml de água fervente. Leve para cozinhar em fogo baixo no vapor por 40 minutos, ou até que enfiando um palito nos pudins ele saia limpo. Retire do fogo e deixe amornar. Em seguida, desenforme e leve para gelar.

Pode ser feito com outras frutas, mas tenha o cuidado de acrescentar sumo de um limão não que ficam negras da oxidação, como as pêras, por exemplo.

Nenhum comentário:

Google