sábado, 10 de novembro de 2007

Tamarindo

O tamarindo é um fruto bastante cultivado no Brasil, e em Portugal ele já pode ser encontrado com facilidade em supermercados, por isso, resolvi reservar este post à breve descrição deste e à sua aplicação em receitas.


Fruto originário da Índia, como o diz o nome: tâmara da Índia.

É uma vagem, classificada como legume, que tem casca cor de terra, dura e quabradiça. Sua polpa avermelhada, fibrosa, de gosto agridoce, com alto teor de ácido tartárico (um estimulante das glândulas salivares). É rico em sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro e cloro.

Possui propriedades laxativas, porque estimula o funcionamento dos intestinos. Com o tamarindo preparam-se doces, conservas, bebidas, sucos e sorvetes.

Para usar a polpa é preciso abrir a vagem, retirar as fibras do interior e deixar de molho em água. Depois, levar ao fogo para cozinhar durante 30 minutos e passar por uma peneira. As folhas e as flores também são comestíveis.


Informação e imagem retiradas de www.brasilescola.com

Polpa de Tamarindo:

1 Kg de Tamarindo
1 Litro de água

Descasque 1 kg de tamarindo e coloque numa tigela com 1 litro de água. Deixe de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, transfira a mistura para uma panela e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 20 minutos, ou até a polpa do tamarindo ficar bem macia. Retire do fogo, deixe amornar e passe a mistura por uma peneira, apertando bem até a polpa do tamarindo sair totalmente do favo. Rende 46 colheres de sopa.


Molho de Tamarindo:

5 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 pedaço pequeno de gengibre ralado
salsinha picada finamente
1/2 xícara (chá) de polpa de tamarindo
1 colher (sopa) de cominho em pó
2 pimentas-malaguetas
2 colheres (sopa) de açúcar
sal a gosto
1 xícara (chá) de água


Leve ao fogo uma panela com 5 colheres (sopa) de azeite de oliva e 1 pedaço pequeno de gengibre ralado. Refogue, mexendo de vez em quando, por 5 minutos. Adicione 10 ramos de salsinha picada finamente, 1/2 xícara (chá) de polpa de tamarindo, 1 colher (sopa) de cominho em pó, 2 pimentas-malaguetas amassadas, 2 colheres (sopa) de açúcar, sal a gosto e 1 xícara (chá) de água. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 10 minutos. Retire do fogo e sirva com grelhados ou use como tempero para cozinhar.


Sobremesa Creme de Tamarindo:

1 ramo de hortelã para decorar
3 bolas de sorvete pistacho
2 colheres de sopa de polpa de tamarindo


Bata separadamente o sorvete e a polpa de tamarindo no liquidificador. Transfira para uma taça de vidro, decore com pistache moído e o ramo de hortelã e sirva a seguir.

Suco de tamarindo:

2 colheres (sopa) de polpa de tamarindo
2 colheres (sopa) de açúcar
250 ml de água bem gelada

Bata no liquidificador 2 colheres (sopa) de polpa de tamarindo, 2 colheres (sopa) de açúcar e 250 ml de água bem gelada, até ficar homogêneo. Despeje em 1 copo e sirva.



Receitas retiradas de culinaria.terra.com.br

Nenhum comentário:

Google