quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Como cultivar rebentos (brotos para quem ler no Brasil)


Fonte: http://hortela-verde.blogspot.com/2006/06/

Comece por lavar um feijão ou grão de sua preferência (pode fazer rebentos de soja assim) e coloque-o de molho em recipiente de vidro por cerca de cinco horas, tapado com um guardanapo ou gaze mudando a água muitas vezes (de hora a hora é o ideal, mas quando não se pode, não se pode mesmo!)

Após esse tempo lave-o cinco a sete vezes por dia e mantenha-o sempre tapado.

Vai começar a rebentar (brotar) e quando o quiser cozinhar ou comer crú, basta colocar num local iluminado e destapar, para ele produzir clorofila.

Lave e bom apetite!

A foto acima, retirada do blog Hortela Verde, refere-se a um outro método, bem mais criativo:
"Para germinar as sementes eu inverto as caixas, coloco as sementes na caixa transparente, cubro-as com àgua e no dia seguinte escorro-as apenas invertendo a caixa, pois a tampa deixa sair a água facilmente.

Depois viro novamente a caixa e deixo as sementes germinarem. Geralmente ao fim de 2 dias já estão prontas para serem consumidas numa bela salada.

Outro facto interessante destas caixas é o facto de poderem ser empilhadas umas em cima das outras, formando uma torre que cabe em qualquer canto da cozinha. E nunca mais tive problemas com fungos."

Talvez seja um método bem mais prático!

Um comentário:

paulosl_ba disse...

Ótimas dicas para cultivo em casa. Muito últeis para enriquecer nossa dieta com alimentos saudáveis. Saudações! Paulo, Ilhéus, Ba. Brasil

Google