Muito popular no sul de Espanha (nomeadamente, na Andaluzia, na Estremadura, em Múrcia em Castela-La Mancha e no País Valenciano), no sul de Portugal (Alentejo e Algarve), bem como no México e outros países centro-americanos. É geralmente produzido e consumido no verão.
É um prato que permite o uso de diversos ingredientes criando variações que vão desde receitas picantes até algumas mais suaves.
Em Portugal, o gaspacho é oriundo das regiões do Alentejo e do Algarve. Normalmente, não é integralmente triturado, sendo apenas efectuado o corte dos ingredientes em pedaços relativamente pequenos, aos quais se adiciona o pão (alentejano ou algarvio), em pedaços ligeiramente maiores, no final, antes do tempero com azeite, vinagre e sal a gosto. Para que fique mais frio, é comum serem adicionados cubos de gelo.
As receitas espanholas, geralmente, são preparadas através da trituração integral de todos os ingredientes, ficando o preparado final com aspecto de um puré cremoso rosado. São conhecidas em Portugal pelo nome de "Gaspacho à andaluza".
Fonte: Wikipédia.org
1Kg de tomate
1 pepino
1 cebola roxa
4 dentes de alho
1/2 pimento verde
10ml de vinagre
40ml de azeite extra-virgem
1/2 limão
pimenta preta moída q.b.
Orégãos q.b.
Sal q.b.
200g de pão
Retire a pele e as sementes do tomate e do pepino. Titure todos os legumes com uma batedeira até formar um puré espesso. Tempere o líquido com sal, pimenta preta, orégãos, azeite e sumo de meio limão.
Sirva fresco com pão tostado.
Nota: fica mais agradável se os ingredientes forem colocados no frigorífico até ao momento de preparar.
Fonte: Revista Happy, Abril 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário