sábado, 26 de abril de 2008

Óleo de piri-piri

Corta-se as pontas de algumas malaguetas, lava-se a dá-se um corte vertical, para as abrir. Colocam-se dentro de uma garrafa de conserva e enche-se a garrafa com óleo.

Deixa-se ficar por um ano, podendo agitar-se ocasionalmete a garrafa. Ao fim de um ano está pronto.

Gelado de Chocolate com Pimenta Chili

200g de chocolate para culinária
200gr de açúcar
2,5dl de natas bem geladas
1 colher de manteiga
5 colheres de sopa de óleo de piri-piri

Coloca-se o chcolate partido em pedaços, com a manteiga, o óleo e duas colheres de sopa de água no microondas, vai-se mexendo muitas vezes, até que ele derreta - atenção, é preciso mexer mesmo muitas vezes!

Batem-se as natas, e quando estiverem duras, vai-se juntando o açúcar sem parar de bater. Adiciona-se o chocolate já derretido, batendo sempre, e leva-se ao congelador.

Depois de uma hora, vai-se mexendo regularmente para quebrar a cristalização.

Couves de Bruxelas com Sidra

800g de couves de bruxelas cozidas
1 alho francês
1 maçã
2dl de sidra (substituí por sumo de maçã)
Sal e pimenta

Refogar o alho francês em fatias finas a a maçã cortada em pedaços. Temperar a gosto.
Juntar as couves de bruxelas, misturar bem e manter durante cinco minutos a cozinhar.
Deixar cozer um pouco e no fim incorporar o sumo de mação e desligar logo o lume.

Servir.

Espargos Brancos e Verdes com ovos em Cocotte


Ilustração da forma cocotte - serve para cozinhar ovos em banho-maria ou a vapor, ficam tipo ovos estrelados, podem ter a gema líquida ou não, dependendo do tempo e se a cozedura é travada com água fria ou não.

4 ovos
1 lata de pontas de espargos brancos
1 molho de espargos verdes
1 pacote de leite evaporado
50g de manteiga
Noz-moscada
Sal
Pimenta

Limpar os espargos verdes, retirando os talos gorssos. Cortar em pedaços médios, mantendo as pontas inteiras. Cozer 10 minutos num pouco de água a ferver. Escorrer e reservar.

Dar uma fervura ao leite evaporado e misturar com os espargos verdes (excepto 8 pontas que serão resevadas.

Deitar sal e pimenta e bater até reduzir a um creme fino. Passar pela varinha e manter em banho-maria.

Untar 4 formas ou cocottes com manteiga fria. Pôr no fundo as pontas de espargos inteiros e abrir um ovo em cima de cada uma, com cuidado para que a gema não se desfaça. Temperar com sal e noz-moscada e tapar com papel e alumínio untado. Cozer numa panela em banho-maria durante 5 minutos ou ao vapor, até a clara estar bem solidificada.

Retirar as cocottes do banho-maria, e mergulhar em água fria, para interromper a cozedura. Virar sobre os pratos. Cobrir com um pouco de molho dos espargos verdes e decorar com as pontas reservadas. Servir de imediato.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Bimby - Bolo brigadeiro de microondas


4 ovos
1 lata de leite condensado
200 g de farinha
30 g de cacau em pó
70 g de chocolate em pó
40 g de chocolate em barra partido em pedacinhos
100 g de leite
100 g de oleo

Colocar a borboleta, os ovos e o leite condensado e programar 6 min, vel 3 (para a T31 vel 4).
Juntar o leite, o oleo e programar 10 seg, vel 3 (para a T31 vel 4).
Colocar a farinha, o cacau e chocolate em pó e o chocolate partido e programar 3 seg, vel 3 (para a T31 vel 4). No fim ajudei a misturar melhor com a espátula.
Colocar numa forma que vá ao micro-ondas e leva-lo ao micro 8 min, temp máxima.......

Virar o bolo. Ele fica com a cobertura e deixar ficar frio..........

Fonte: Fórum bimby, receita da Carocas.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Pudim de Espargos e Mozarella

1/2 kg de espargos verdes
12 fatias de pão de forma sem casca
4 ovos
1/2l de leite
100g de margarina
100g de mozzarella
Noz-moscada
Pimenta a gosto

Untar o pão com a margarina de ambos os lados e polvilhar com noz-moscada, reservar.

Lavar, cortar e cozer os espargos. Escorrer e reservar. Bater os ovos e misturar com o leite. Deitar pimenta e juntar a mozzarella. Untar uma forma de bolo inglês grande com manteiga.

Cobrir o fundo com 3 fatias de pão. Adicionar espargos e uma parte da mistura de ovos. Repetir a operação fazendo 3 camadas deixando que o pão fique embebido no líquido. Acender o forno a 180ºC. Quando estiver quente, introduzir o pudim e manter no forno 20 a 30 minutos. Desenformar morno e servir.

Poderá ser cozido a vapor, em vez de ir ao forno.

Molho Inglês

20 gemas de ovo
200 g de açúcar
1 l de leite
1 casca de limão

Num passador de rede fina colocam-se as gemas de ovos e deixam-se escorrer para dentro de uma tigela. Junta-se o açúcar e bate-se um pouco. Põe-se um recipiente ao lume com o leite e a casca de limão, até levantar fervura. Deixa-se arrefecer um pouco e deita-se sobre as gemas mexendo rápidamente com a colher de pau. Volta ao lume, em banho maria, mexendo sempre para cozer as gemas e engrossar (não se pode deixar ferver para não talhar os ovos). Passa-se novamente pelo passador para dentro de outro recipiente frio (para não talhar), deixe arrefecer, e está pronto a servir.

Fonte: Receitas e Menús

Molho Tártaro

Pique bem um ovo cozido, uma colher de (sopa) de alcaparras, dois pepinos de conserva e meia cebola, misture tudo com um copo de maionese. Sirva fresco.

Molho de Morango

Passe morangos ou groselhas com a varinha mágica juntamente com duas colheres (sopa) de sumo de limão. Tempere com sal, adicione salsa picada e ligue o molho com azeite virgem extra.

Molho holandês

Bata três gemas de ovo e leve ao lume em banho-maria. Incorpore 20g de manteiga derretida no micro-ondas. Vá batendo com uma varinha de claras e adicione o sumo de meio limão. Adicione temperos a gosto

terça-feira, 22 de abril de 2008

Molho de azeitonas

Deite no copo misturador dois dentes de alho, algumas azeitonas pretas sem caroço e um raminho de salsa. Tempere com especiarias a gosto uma colher de chá de sumo de limão, e com a misturadora a trabalhar vá deitando azeite em fio, para ligar.

Combina bem com espargos grelhados, por exemplo. É bastante agradável também para barrar pão.

Bolo de Cenoura e Nozes

1 chávena de cenoura ralada
1 chávena de nozes sem casca picadas
1/2 chávena de manteiga
4 ovos
2 chávenas de farinha integral
1 pacote de fermento
1 colher de sopa de canela
1 chávena de açúcar mascavado

Pré aquecer o forno a 200ºC. Derreter a manteiga no microondas. Bater os ovos com o açúcar, incorporar a cenoura ralada, a canela, as nozes picadas e a manteiga derretida.

Misturar bem, adicionar a farinha com o fermento e voltar a misturar. Untar uma forma comprida com manteiga e polvilhar com farinha.

Verter a mistura para s massa e deixar repousar durante poucos minutos. Introduzir no forno a 180ºC de 50 a 60 minutos, até que a massa esteja cozida.

Deixar arrefecer e servir.

Verduras no Forno com Molho de Mostarda

Para o forno:
2 tomates
1 courgette
1 molho de espargos
2 cebolas
2dl de azeite
1 colher de sopa de orégãos

Para o molho:
1dl de azeite
1 colher de chá de mostarda
1 colher de chá de vinagre
1/2 cebola ralada
Queijo ralado a gosto
Pimenta

Lavar e cortar em fatias os ingredientes para o forno. Deixar os espargos em pedaços grandes. Dispôr num pirex, polvilhar com os orégãos, regar com o azeite e levar ao forno 30 minutos, virando a meio da confecção.


Entretantoo fazer o molho Desfazendo a cabola no almofariz e misturando bem com todos os ingredientes. Retirar os vegetais do forno e regar com o molho, polvilhando com o queijo ralado.


Dicas: O molho pode ser confeccionado com um dente de alho esmagado, em vez da cebola, caso seja para acompanhar uma comida cofeccionada com alho, ou sem alho nem cebola.

Eu cozinho os vegetais a vapor por 25 minutos (10 para a água ferver +15 mesmo a cozer) E só no fim levo ao forno, já polvilhados com o queijo ralado, só com o grill, durante 5 a 10 minutos.

Feijão Verde com Molho de Iogurte

400g de feijão verde cozido, em pedaços
250ml de iogurte grego ou Kefir
1 colher de chá de raspa de limão
1 colher de chá de açúcar mascavado (usei branco mesmo!)
50 g de cajus (usei amendoim!) picados
pimenta e piri-piri a gosto
Sal para quem não dispensa

Misturar todos os ingredientes menos o feijão. Dispôr o feijão verde num prato de servir e regar com o molho obtido.

Guisado de Feijão e Acelgas

200g de feijão
150g de folhas de acelgas
1 folha de louro
1 dente de alho
40g de amêndoas
40ml de leite
1 tomate
1 colh. (sopa) de pimentão doce (colorau) ou massa de pimentão
1 colh. (sopa) de vinagre
Pimenta e cominhos a gosto
Azeite

Demolhar o feijão na véspera. Cozer com bastante água e uma folha de louro, até que esteja tenro.
Descascar o tomate, tirar as grainhas e cortar. Limpar as acelgas e cortar em pedaços. Juntar estas à panela, temperar com pimenta e cominhos, manter em lume médio.

Fritar o alho e as amêndoas numa frigideira com um pouco de azeite quente. Passar para um almofariz, esmagar e diluir no vinagre. Misturar com o pimentão. Quando as acelgas estiverem prontas, incorporar a preparação do almofariz, o sal, a pimenta e manter a confeção 5min. Retirar, regar com azeite a gosto, repousar e servir.

Dica: Para enriquecer, pode juntar um alho francês e uma cenora refogados em fatias.

Fonte: CozinhaDez

Pele saudável

Pêssego

Esta deliciosa fruta é muito rica nas três vitaminas antioxidantes (A,C e E) pelo que é bastante útil para travar a acção dos radicais livres e cuidar da nossa pele (para além de prevenir diversas doenças). Se bem que contém glúcidos (frutose e glucose), o seu conteúdo calórico é moderado, pelo que pode ser incluído em dietas de emagrecimento.

Tomate

Um alimento bem presente na dieta medirrânica e muito consumido nos meses de calor em sumo, gaspacho, salmorejo, saladas... É um grande aliado da nossa pele (e da nossa saúde em geral) devido ao seu alto conteúdo em licopeno, um micropigmento da família dos carotenóides, que é o responsável pela cor vermelha do tomate e que tem um altíssimo poder antioxidante.

Cenoura

É sabido que as cenouras são boas para os olhos e para a pele. Esta característica deve-se ao elevado conteúdo em betacaroteno ou provitamina A, um poderoso antioxidante. As cenouras são, ainda, ricas em saudáveis nutrientes, como o ácido fólico, vitamina C, fibra, ferro, potássio...que beneficiam a nossa saúde.

Fonte: CozinhaDez

Como Eliminar Gorduras

Frutas como a papaia e o ananás, para além de conterem importantes vitaminas e minerais, possuem enzimas (papaína e bromelina), que facilitam a digestão assim como a eliminação de gorduras.

Fonte: CozinhaDez

Bons para o Coração

Frutos Secos

Contêm nutrientes cardiosaudáveis e, em particular no caso das nozes, uma elevada quantidade de ácidos Ómega 3.

Abacate

A sua elevada percentagem de ácidos monoinsaturados converte-o num alimento cardiosaudável. Além disso, contém vitaminas B6, E e C, e minerais como o potássio e o magnésio, todos eles muito benéficos.

Azeite

Sem exceder o seu consumo, pelas calorias, é uma das matérias gordass que ajuda a cuidar do coração e das artérias.

Fonte: CozinhaDez

domingo, 20 de abril de 2008

Bolo de Legumes

300 g de legumes à escolha
1 cebola grande ralada
4 dentes de alho esmagados
½ chávena de óleo
2 chávenas de leite
2 chávenas de farinha
2 ovos
sal q.b.

Coza os legumes que quiser. Faça um refogado com a cebola e o alho e junte-lhe os legumes escorridos, deixando apurar durante 3 minutos.

À parte, misture o óleo, o leite, a farinha, os ovos e o sal, que se envolvem muito bem com os legumes.

Vai ao forno médio durante 30 minutos, num tabuleiro próprio, untado.

Fonte: Jornal da Bairrada Online

Seitan com abóbora e Batata doce

8 fatias de seitan
500 g de abóbora
500 g de batata doce
1 cebola média ou 3 dentes de alho, esmagados
1 pimento verde
0,5 l de caldo vegetal (onde tenha cozido legumes)
sal, pimenta e louro a gosto
2 c. de sopa de sementes de linhaça

Tempere as fatias de seitan com sal, pimenta, louro e alho (caso não pretenda usar cebola).

Corte o pimento em tiras, a abóbora e a batata doce em cubos e a cebola em rodelas(caso não tenha usado o alho).

Coloque as fatias de seitan num tabuleiro de cozer a vapor, e disponha os vegetais em cima ou ao lado. Regue com o caldo vegetal.

Salpique a superfície com tomilho fresco ou seco, e coza a vapor por 30 minutos, levando depois ao forno por 15 minutos, em lume brando. Nos últimos minutos, retire do forno e polvilhe com sementes de linhaça. Introduza novamente no forno e complete o tempo.

Pode ser também cozido no forno durante 45 minutos a lume brando.

Acompanhe com arroz integral.

Sopa de Cogumelos

½ kg de cogumelos
2 batatas
2 dentes de alhos
1/2 litro de leite
1 c. de sopa de natas


Numa panela com água e sal deite os cogumelos as batatas cortadas aos cubos pequenos e os alhos e leve a cozer. À parte desfazer 2 colheres de sopa de farinha no leite, deitar sobre os cogumelos e deixar ferver uns 11 minutos.

Rectificar os temperos, acrescentar as natas e salpicar com a salsa picada.

Fonte: Jornal da Bairrada Online

Bolo de espinafres

1 c. de sobremesa de alecrim
1 c. de sopa de azeite
2 batatas
2 cebolas
4 cenouras
1 molho de espinafres
1 chávena de farinha de trigo
0,5 chávena de farinha maizena
1 c. de sopa de fermento
2 copos de leite
3 ovos
0,5 Kg de queijo ricota
sal q.b.

Descasque as batatas e as cenouras, lave-as e leve-as a cozer numa panela com água a ferver durante 20 minutos. Passe-as por água fria, cortando em seguida as cenouras em cubinhos pequenos e passando as batatas pelo passe-vite, de modo a obter um puré.

Lave e escolha as folhas de espinafres e coza-as em água a ferver durante 5 minutos. Pique o espinafre grosseiramente e reserve. Num recipiente coloque o leite, as gemas, a maizena, o fermento, a cebola picada, misturando bem e temperando com sal.

Junte a farinha aos poucos e vá mexendo até obter um creme homogéneo. Junte o espinafre, os cubos de cenoura cozida, o alecrim fresco, a ricota e mexa muito bem. Envolva delicadamente as claras em castelo e rectifique os temperos.

Unte uma forma e disponha sobre ela cuidadosamente o preparado, levando a forno médio pré-aquecido durante aproximadamente 30 minutos.


Fonte: Jornal da Bairrada Online

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Meet your meat

Parte 1



Parte 2

Cheesecake

2 Pacotes de queijo Philadelphia ( ou outro mas que seja em creme e sem sabores)
1 Pacote de natas
4 Folhas de gelatina
1 Chávena de café de leite
1 Pacote de bolacha Maria
150 grs de margarina
Açúcar a gosto
Doce de frutos silvestres

Na 123 desfazer a bolacha e depois misturar com a Margarina até obter uma massa consistente para forrar o fundo de uma forma (a forma deve ter o fundo amovível)
Bater as natas sem açúcar até ficar em chantilly. Colocar as folhas da gelatina de molho. Depois de demolhadas aquecer a chávena de leite e derreter lá a gelatina. Colocar o queijo na batedeira e juntar as natas e o leite com a gelatina e o açúcar a gosto. Deixar misturar um pouco e depois verter sobre o preparado de bolacha colocar no frigorifico de um dia para o outro. Pouco tempo antes de servir colocar doce por cima a gosto.

Caril de cogumelos

400g de cogumelos frescos ou de lata lavados e fatiados
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola picada miudamente
1 colher (chá) de caril em pó
2 dl de natas
1 gema de ovo
Passas sultanas e cubinhos de ananás
Pimenta a gosto

Aqueça a manteiga e junte a cebola picada. Deixe alourar. Junte os cogumelos e deixe cozinhar, em lume brando até que se evapore a água que entretanto largam. Junte a pimenta.

À parte, numa tigelinha, misture as natas com a gema e o caril em pó. Deite no tacho e, suavemente, sem parar de mexer com uma colher de pau, deixe espessar.

Junte sultanas e alguns cubinhos de ananás de conserva, previamente escorrido.

Gelado de Chocolate Branco

200g de chocolate branco
150g de açúcar
1 colher rasa de café solúvel (facultativo)
150g de leite
2 ovos
700g de natas



Colocar o açúcar e o chocolate na picadora até desfazer. Juntar numa taça com o café, o leite e os ovos, misturar e levar ao microondas, tendo o cuidado de ir abrindo e mexendo. Após três minutos, retirar e bater um pouco.

Juntar as natas, batendo e Colocar em recipiente para levar ao congelador. Passada uma hora no congelador mexer o gelado para que não cristalize. E levar a congelar novamente.

Na bimby:
Triturar o açúcar e o chocolate em velocidade 10.
Juntar o café, o leite e os ovos e programar 6 minutos, 90º, velocidade 5.Quando acabe o tempo, bater uns segundos sem temperatura.
Juntar as natas (e o conhaque se se deseja) e misturar uns segundos em velocidade 10. Colocar num recipiente e levar ao congelador. Passada uma hora mexer o gelado para que não cristalize e levar novamente ao congelador até que esteja completamente
congelado.

Fonte: Forum Bimby

terça-feira, 15 de abril de 2008

Bimby - "Fiambre" de Seitan

350 g Seitan em pedaços
50 g de óleo (1/2 medidas)
3 dentes de alho
50 g de leite desnatado (1/2 medidas)
2 queijinhos desnatados
100 g de tomate triturado
2 ovos
Sal e pimenta

Põem no copo o óleo e programa-se 3 minutos em temperatura Varoma e velocidade. 1. Deitam-se os 3 dentes de alho através do bocal. Seguidamente, incorporam o resto dos ingredientes e misturam na velocidade 5, ajudando com a espátula, até estar uma mistura homogénea (não ponha todo o leite, no princípio, até a ver se admite, dado que não deve ficar uma mistura clara).

Põem a mistura numa manga de pasteleiro sem boquilha (pondo uma pinça em cada extremidade de modo que não saia) e deixa-se descansar no frio durante 30 minutos pelo menos. Corte quadrados de película transparente e vá pondo no centro um pequeno rolo da mistura anterior. Envolva com o papel e coloque na bandeja do Varoma. Reserve.

Coloque água no copo, e coloque a cozer a vapor por 25 min, temp varoma, vel 1.

Depois de estarem cozidos desembrulha-se a película aderente e cortam-se os rolinhos em fatias.

Happy Food

Alimentos que reduzem a ansiedade

Bananas maduras - Participam no equilíbrio do sistema nervoso devido ao conteúdo em potássio.

Gérmen de trigo - Rico em magnésio, equilibra o sistema nervoso e intervém na absorção de gorduras, açúcares e proteínas.

Amêndoas cruas - Combate o desgaste físico e psicológico devido ao ferro. Recomenda-se a ingestão de 20 amêndoas por dia.

Espinafre - Como todos os vegetais, tem uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, alé de vitamina A. Ajuda a atenuar o stress, e é mais eficaz se consumido cru em salada.

Passas de uva - Ricas em fósforo, cálcio, magnésio, cobre e vitamina B, este fruto seco é perfeito para a diminuição do stress e é particularmente indicado para fumadores.

Sementes de girassol - Ricas em potássio e magnésio, são um excelente aliado no combate ao stress. Aconselha-se por dia, uma taça destas sementes juntamente com passas de uva.

Paella Vegetariana

200g de arroz
100g de favas (facultativo)
80g de couve-flor
1 cenoura pequena
1 alho francês pequeno
1 pimento vermelho
1 courgette
1 tomate maduro
3 dentes de alho picados
40ml de azeite
1 colher de sobremesa de açafrão em pó
1,5L de água

Retire as sementes do tomate. Esmague os dentes de alho. Corte as cenouras, o alho francês, o pimento e a courgette em cubos pequenos. Junte todos os legumes. Numa paella (frigideira sem pegas, com pouca profundidade) aqueça o azeite, aloure o alho e os legumes durante 10 minutos. Junte o arroz, o açafrão, a água e deixe cozer durante 25 minutos.

Omelete Doce com Amoras

4 ovos
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de farinha sem fermento
1 colher de sopa de açúcar em pó
1 colher de sobremesa de canela em pó
100g de amoras
2 colheres de chá de manteiga

Separe as claras e a gemas dos ovos. Misture as gemas com o açúcar até formar um creme esbranquiçado. Bata as claras em castelo. Junte-lhesa farinha, as gemas e o açúcar. Misture delicadamente.

Unte uma frigideira anti-aderente com manteiga e espalhe a massa em lume brando até alourar dos dois lados. À parte, salteie as amoras durante cinco minutos polvilhando com açúcar. Recheie a omelete com as amoras. Decore com açúcar em pó e canela.

Fonte: Revista Happy Abril/2008

Gaspacho

Muito popular no sul de Espanha (nomeadamente, na Andaluzia, na Estremadura, em Múrcia em Castela-La Mancha e no País Valenciano), no sul de Portugal (Alentejo e Algarve), bem como no México e outros países centro-americanos. É geralmente produzido e consumido no verão.

É um prato que permite o uso de diversos ingredientes criando variações que vão desde receitas picantes até algumas mais suaves.

Em Portugal, o gaspacho é oriundo das regiões do Alentejo e do Algarve. Normalmente, não é integralmente triturado, sendo apenas efectuado o corte dos ingredientes em pedaços relativamente pequenos, aos quais se adiciona o pão (alentejano ou algarvio), em pedaços ligeiramente maiores, no final, antes do tempero com azeite, vinagre e sal a gosto. Para que fique mais frio, é comum serem adicionados cubos de gelo.

As receitas espanholas, geralmente, são preparadas através da trituração integral de todos os ingredientes, ficando o preparado final com aspecto de um puré cremoso rosado. São conhecidas em Portugal pelo nome de "Gaspacho à andaluza".

Fonte: Wikipédia.org

1Kg de tomate
1 pepino
1 cebola roxa
4 dentes de alho
1/2 pimento verde
10ml de vinagre
40ml de azeite extra-virgem
1/2 limão
pimenta preta moída q.b.
Orégãos q.b.
Sal q.b.
200g de pão

Retire a pele e as sementes do tomate e do pepino. Titure todos os legumes com uma batedeira até formar um puré espesso. Tempere o líquido com sal, pimenta preta, orégãos, azeite e sumo de meio limão.

Sirva fresco com pão tostado.

Nota: fica mais agradável se os ingredientes forem colocados no frigorífico até ao momento de preparar.

Fonte: Revista Happy, Abril 2008

Tataki de Seitan com Ananás

400g de seitan em fatias finas
4 rodelas de ananás em calda
1 colher de sobremesa de caril
1 colher de sopa de manteiga
Pimenta q.b.

Tempere o seitan com sal e pimenta. Grelhe dois minutos em lume forte numa frigideira antiaderente, voltando dos dois lados, até ficar dourado. Grelhe também as fatias de ananás.

À parte, derreta a manteiga juntamente com o caril, até formar um molho espesso. Alterne uma porção de seitan com uma fatia de ananás e cubra com o molho.

Beringela Gratinada com Tofu

2 Beringelas
1 ramo de salsa
300g de Tofu
40 ml de azeite
3 dentes de alho picados
orégãos q. b.
Temperos (especiarias, ervas aromáticas)


Lave as beringelas e corte-as ao meio, na horizontal. Fure o seu interior com um garfo e tempere a seu gosto. Grelhe-as durante dois minutos. À parte, esmague o tofu com os dedos e tempere com azeite, alho, especiarias do seu gosto e salsa; até formar uma pasta. Cubra as beringelas com a pasta e leve ao forno a uma temperatura de 200º durante 10 minutos. Polvilhe com orégãos.

Substituindo o forno, poderá também cozinhar este prato no vapor. Não ficando dessa forma gratinado, preserva, no entanto, muito mais o sabor dos alimentos.

Nota: Eu pessoalmente, não gosto de comer tofu. Substituí por queijo. Fica bem o mozzarella, feta, requeijão, queijo de Kefir, ou qualquer outro do seu gosto.

Fonte: Revista Happy Abril/2008

Cogumelos com Tâmaras

2 latas de cogumelos inteiros
50 a 100g de tâmaras
1 queijo mozzarella
coentros ou salsa
Azeite
alho

Picar o alho a os coentros ou salsa e refogar no azeite. Juntar os cogumelos inteiros e refogar até ficarem dourados. Juntar as tâmaras e envolver tudo muito bem.

Por fim juntar o queijo em cubos, misturando até derreter.

Este prato fica doce. Acompanha bem com arroz branco ou de cenoura e salada.

sábado, 12 de abril de 2008

Mousse Lassi de Côco

6 folhas de gelatina/1 colher de sopa de ágar-ágar
1 lata de leite de côco (400g)
70g de açúcar
135g de Kefir ou iogurte natural
2 gotas de água de rosas(facultativo)
1 pitada de cominhos em pó
umas gotas de sumo de limão
côco para polvilhar


Demolhar a gelatina 5minutos em água fria. Colocar 50ml de água a ferver e dissolver aí a gelatina demolhada e espremida.

Colocar num copo misturador, dicionar os restantes ingredientes e programar 3min, vel5.

Colocar em tacinhas ou numa taça de servir e levar ao frio. Quando solidificar polvilhar com côco ralado e servir.

Na Bimby:
Demolhar a gelatina 5minutos em água fria. Colocar 1/2 copito-medida de água na bimby e progr 1 min, varoma, vel. colher. Deitar lá a gelatina demolhada e espremida e programar mais 1 min, 100º, vel 3.
Programar 1min, vel5 e deitar o leite de côco com a bimby a trabalhar.

Adicionar os restantes ingredientes e programar 3min, vel5.

Colocar em tacinhas ou numa taça de servir e levar ao frio. Quando solidificar polvilhar com côco ralado e servir.


Nota:Para a quantidade de gelatina a colocar aconselho a consultar a embalagem e ver a quantidade aconselhável para 1/2 litro de líquido, pois difere de marca para marca. Não uso a água de rosas, é dispensável, mas se alguém conhece o sabor do verdadeiro lassi, a bebida indiana, e quiser que fique semelhante, deve usar.

Salada de Beterraba

2 beterrabas cruas ou cozidas
1 cenoura crua
1/2 lata de milho
1 tomate
Queijo a gosto (eu uso o queijo de Kefir, mas pode ser queijo branco de barrar, queijo fresco, flamengo, requeijão, qualquer um)

Colocar a cenoura e a beterraba em pedaços na picadora e ralar. Adicionar o tomate e o queijo e picar por mais uns segundos. Deitar na taça de servir e envolver o milho com uma colher.

Para fazer na Bimby:
Colocar a beterraba e a cenoura no copo 5seg, vel5. Juntar o tomate e o queijo, 5seg, vel 5. Adicionar o milho e misturar com a espátula.

Funciona bem como molho frio para massas, para salada de acompanhamento e para acepipes de festas.

Ensopado de Grão com Alho-Francês

1 cebola grande
1 alho francês grande
50g de azeite
1 colh sobremesa de óleo de piri-piri ou molho tabasco
5g de coentros em pó
5g de cominhos em pó
1 lata de grãos previamente cozidos
Coentros frescos picados

Cortar o alho francês em rodelas. Descascar e picar a cebola. Numa frigideira colocar a cebola, o alho francês em rodelas, 30g de azeite, o óleo piri-piri, os cominhos e coentros em pó e 50ml de água. Refogar uns minutos com tampa.

Juntar os grãos cozidos escorridos e cozinhar por mais 5 minutos com tampa, retirando a tampa no último minuto.

Polvilhar com os coentros frescos e com 20g de azeite e misturar.
Servir

Para fazer na Bimby:
Cortar o alho francês em rodelas. Descascar a cebola, colocar no copo 5seg, vel 5. Adicionar o alho francês em rodelas, 30g de azeite, o óleo piri-piri, os cominhos e coentros em pó e 1/2 copinho-medida de água; 7min. varoma, vel colher.

Juntar os grãos cozidos escorridos e programar mais 5min, 100º, colh. inversa.

Polvilhar com os coentros frescos e com 20g de azeite e misturar com a espátula.
Servir

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Barritas de cereais

150g de flocos de aveia
90g de ameixa seca ou passas, ou outro fruto seco do vosso gosto
Amêndoa laminada a gosto
120g de açúcar branco
10g de açúcar mascavado (ou amarelo se preferirem)
65g de flocos de arroz (tipo arroz crocante, existe de chocolate e simples)
12g de margarina
60g de água
10 gotas de sumo de limão
2g de canela em pó

Juntar o açúcar branco com a água e o sumo de limão, ferver 5 minutos.

Juntar o açúcar amarelo e a margarina, mexer.

Adicior por ordem:

Aveia
Flocos de arroz
Ameixa (triturada)
Canela
Amêndoa laminada
Mexer tudo e deixar arrefecer ligeiramente.

Moldar.

Para moldar eu uso um truque: corto um quadrado de plástico aderente (onde ficará embrulhada a barrita) deito no centro uma porção da mistura, seguro um dos lados e coloco por cima, aqui aperto a barrita e dou-lhe a largura que eu quiser. Depois vou dobrando as restantes extremidades para deixar tudo bonitinho. No fim faço-a rolar um pouco na bancada, para ficar redonda.

A rapidez com que se colocam os cereais na água vai determinar se as barritas ficam moles ou estaladiças, por isso, tenha tudo à mão, para deitar depressa.

Qualquer cereal ou fruto seco pode ser substituido por outro semelhante, a gosto.

Para fazer daquelas barritas que têm chocolate, basta derreter um chocolate do vosso gosto, e depois de ter moldado, despejar uma cobertura de chocolate por cima e deixar secar antes de envolver no plástico.
Google