segunda-feira, 12 de maio de 2008

Quinoa, o Novo Superalimento!


Este vegetal é composto de proteínas de valor biológico comparável às da caseína do leite e possui também uma grande concentração de fibras e potássio.

Tem um sabor leve, e começa agora a ocupar os pratos de diversas pessoas. Sendo originária da Bolívia, o seu custo é ainda elevado, no entanto, o seu alto valor nutritivo compensa a aquisição.

O pseudocereal, como é classificado, é riquíssimo em substâncias relacionadas ao desenvolvimento da inteligência, à rapidez de reflexos e a funções como a memória e o aprendizado. "É excelente para as dietas vegetarianas, pois tem mais aminoácidos do que a maioria dos cereais". (Cynthia Antonaccio (SP), da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-Estar., em cyberdiet)

Boa fonte de fibras e com baixo teor de colesterol, o grão também contém elto teor de vitaminas: A, B6, B1, C e E, além de ferro, fósforo, magnésio e cálcio.

O grão, que é a forma de mais fácil aquisição, pode ser utilizado de várias maneiras: cozido e temperado como salada, cozido como arroz, utilizado no preparo de sopas, etc.

Você já encontra a quinoa em grãos, farinha e flocos e está disponível em lojas de produtos naturais e alguns supermercados.

Vale a pena experimentar!

Verá brevemente receitas com quinoa aqui no blog.

Nenhum comentário:

Google