quarta-feira, 16 de julho de 2008

Super Suco

2 rodelas de abacaxi
1 xícara de chá de maçã picada sem casca e sementes
1 xícara de chá de água
2 xícaras de chá de suco de laranja
10 colheres de sopa de leite condensado
Gelo em cubos

Bata no liquidificador o abacaxi e a maçã, juntando a água aos poucos. Coe, leve novamente ao liquidificador e bata com o suco de laranja e o leite condensado. Junte alguns cubos de gelo e torne a bater. Sirva gelado.

fonte: receitasdebatidos.com

Vitamina Banana Brasil

1 copo de leite desnatado.
2 colheres (sopa) de aveia em flocos
1 Banana

Bata no liquidificador o leite e a banana, em seguida adicione a aveia e bata até fazer espuma.
Sirva com gelo.

fonte: receitasdebatidos.com

terça-feira, 15 de julho de 2008

Batido Vitamina de Abacate

1 xícara de chá de leite desnatado
2 colheres de sopa de abacate

Junte tudo no liquificador e deixe mexer. Pode servir gelado.

Fonte: Receitasdebatidos.com

Batido Vitamina de mamão

1/2 mamão papaia
1 e 1/2 colher de sopa de leite condensado
1 copo de leite

Bata no liquidificador e sirva com gelo.

Fonte: ReceitasdeBatidos.com

terça-feira, 8 de julho de 2008

Levedura Líquida para pão

Este processo foi retirado do livro 100% Pain d'Eric Kayser.

Estas leveduras, dão ao pão um sabor muito caracteristico e não é necessário usar tanto fermento de padeiro, pelo que o nosso pão fica com um miga muito mais saborosa e sem ter o terrivel sabor a fermento. Pessoalmente estou fã desta levedura liquida.

Este tipo de levedura melhora com a idade e é uma levedura que pode durar anos se for bem tratada. É guardada no frigorifico dentro de um frasco hermetico e a cada 8 dias temos de alimentá-la novamente repetindo o 3º passo.

Se a usarmos com frequência, como eu vou passar a fazer, cada vez que a usamos, voltamos a refrescá-la repetindo sempre o 3º passo, neste caso já não temos necessidade de voltar a alimentá-la a cada 8 dias.

Ex: Eu estou a fazer pão. Retirei a minha massa do frigorifico, deixa estar à temp ambiente 1 hora e retirei 80gr de massa, então voltei novamente a refrescá-la com 40 gr de farinha tipo 65 + 40 gr de agua, misturei tudo muito bem, embrulhei o frasco (sem o tapar com a tampa) num turco de cozinha e guardei-o durante 12h dentro de um armario.
Ao fim das 12h mexo a massa, tapo o frasco e volto a coloca-lo no frigorifico.

Parece complicado, mas é extremamente simples. Consegui fazer esta levedura à primeira tentativa e a gora já tenho a minha levedura liquida Grin

Levedura liquida dÉric Kayser

1º Passo

50 gr de agua morna
50 gr de farinha integral

Misturar a agua com a farinhal, dentro de um recipiente de vidro, tapá-lo com um turco de cozinha e deixar fermentar durante 24h, a uma temp ambiente de 20º a 25º (dentro de um armário é o ideal).

2º Passo

Ao fim das 24 h misturar:

100gr de agua
100 gr de farinha tipo 65
20 gr de açucar

Misturar esta preparação com a do dia anterior e misturar tudo muito bem. Voltar a cobrir o frasco o o turco de cozinha e deixar fermentar mais 24h dentro de um armário.

3º Passo

Ao fim das 48 h misturar:

200gr de agua
200 gr de farinha tipo 65


Misturar esta preparação com a do dia anterior e misturar tudo muito bem. Voltar a cobrir o frasco o o turco de cozinha e deixar fermentar mais 12h dentro de um armário.

No fim destas 12 h temos a nossa levedura ou pré-levedura pronta, é só tapar o frasco e colocar no frigorifico. 12h depois já pode ser usada.

Não esqueçam de alimentá-la a cada 8 dias, repetido sempre o 3º passo.

Por cada 500gr de farinha usa-se 100 gr a 120 gr de fermento liquido e mais 5 gr de fermento de padeiro fresco.

Cada vez que se utiliza, repõe-se a quantidade utilizada, se forem 100g repõe-se 50g de água morna+50g de farinha.

Se durante uma semana, não for utilizada, alimenta-se como descrito acima, repetindo o 3º passo.

A levedura liquida é incorporada no processo antes da farinha. Junte a levedura liquida aos restantes ingredientes e misture bem, depois incorpore a farinha e o sal e amasse.

A quantidade de água deve ser reduzida, contando com a levedura. Por exemplo, se a receita de pão leva 500g de farinha e 350ml de água, eu junto 120ml/g da levedura, e 320/330ml de água.

O tempo de levedar pode ser o habitual, dependendo da farinha utilizada, mas aqui fica um truque: colocar um pouco da massa num copo com agua..... quando a mesma boiar está levedado. Nessa altura, a massa terá dobrado o volume (se fôr pão de trigo, outras farinhas não crescem tanto).

Pão com levedura líquida caseira

220 ml de água
120ml de levedura líquida
1 colher chá de sal
1 colher sopa de óleo vegetal
3/4 colher chá de mel
500g de farinha integral (em casa, para reduzir o número de farinha existentes, e costumo mer farinha tipo 65, e farelo, depois junto os dois a gosto)
3/4 colher de sopa de Glúten de trigo
5 a 10 de Fermipan

Sem a levedura líquida, usam-se 50g de fermento de padeiro/ uma saqueta de fermento desidratado, e 250ml de água.

Programa: Pão integral (3 na Clatronic)

Colocam-se os ingredientes pela ordem que a máquina indicar, e vigia-se, para ver se as quantidades estão bem, caso necessário vai-se adicionando uma colher de sopa da farinha ou de água de cada vez, esperando um minuto a amassar entre cada adição.

Nota: O Glúten compra-se e hipermercados na zona de dietéticos, e em lojas da especialidade. Está presente na farinha em quantidades variáveis e é a proteína que activa o fermento, sem glúten o pão não iria crescer, nesta receita aumenta-se o teor de glúten da farinha, porque é integral. Também resulta muito bem com centeio, aveia, ou milho, pois são farinha que, regra geral, crescem pouco, pois não têm glúten suficiente na sua constituição.

Espero que o pãozinho seja do vosso agrado.
Google