segunda-feira, 2 de junho de 2008

Caril de Batata Doce

2 cebolas ou 2 dentes de alho
100 gr de gengibre
Sementes de Feno grego q.b
1 colher de cha de pasta de caril vermelha thai
1 colher de cha de Açafrão das indias
300gr de abobora bio
300 gr de batata doce bio
2 bananas
1 lata de leite de coco
1 molho de coentros
2 iogurtes naturais
1 pacote de arroz jasmim
1 ramo de lemongrass {erva príncipe}
1 lt de caldo de legumes

Refogar a cebola e o alho picados num tacho com óleo vegetal.

Acrescentar uma colher de chá de fenugreek e meia colher de chã de pasta de caril tailandesa, talos de coentros picados, 1 lemongrass com corte longitudinal, açafrão e gengibre ralado.

Refogar 6 a 8 min.

Cobrir o preparado com caldo de legumes. Deixar apurar (até evaporar).

Acrescentar um pouco mais de óleo vegetal, a batata doce e a abóbora cortadas aos cubos.

Refogar mais 6 a 8 min.

Cobrir novamente com caldo de legumes e meia lata de leite de coco.

Cozer durante 10 a 15 min.

Acrescentar a banana fatiada e tirar do lume.

Servir com acompanhamento de arroz branco e molho de iogurte natural com coentros picados.

Fonte: Entre Pratos

Viagem à Índia - Tamatar aur Matar (Sopa de tomate com ervilhas)

6 tomates grandes maduros
250g de ervilhas
1 cebola grande ou 1 dente de alho
2 folhas de louro
1 malagueta verde
40cl de creme de côco
1/2 colher de sobremesa de sementes de funcho, 2 de coentros moídos´2 de cominhos moídos
1 colher de sopa de hortelã fresca
1 colher de sopa de açúcar e 2 de manteiga clarificada (ghee)
Sal, para quem não dispensa

Tirar a pele aos tomates, retirar as sementes, passar para uma caçarola, cobrir com 1/2 litro de água e cozer durante 15 min, em lume brando. Passar a varinha mágica e colocar de parte.

Saltear, em lume brando, a cebola laminada ou o dente de alho amassado no almofariz, com a manteiga clarificada, até que a cebola fique transparente.

Adicionar as folhas de louro, o funcho, os coentros moídos, os cominhos moídos e a malagueta picada fina e refogar durante 2 min, antes de adicionar o creme de côco e o puré de tomate.

Levar a ferver, juntar as ervilhas, tapar, baixar o lume e deixar cozer durante mais 15 min ou até que as ervilhas estejam tenras. Acrescentar água se ficar muito espesso.

Retirar as folhas de louro, adicionar o açúcar e a hortelã picada. Rectificar o sal, antes de dar a última fervura e servir.


Fonte: Cozinha País a País, Jornal O Público, vol.20 - Índia

sábado, 31 de maio de 2008

Molho de Tomate

1 kg de Tomates bem madurinhos
2 Cebolas
1 pimento verde
1 pimento vermelho
colorau (=paprika) a gosto
algums cravinhos
outras especiarias do seu agrado
água a gosto
azeite q.b.

Cubra o fundo de um tacho com azeite, e corte as cebolas em fatias, refogando-as no azeite até alourar. Junte os pimentos picados e refogue por mais uns minutos. Corte o tomate em fatias, tire as sementes se preferir, (eu uso) e deite as fatias de tomate no tacho. Tape e deixe cozinhar, verificando se não se pega no fundo. Talvez seja necessário adicionar alguma água. Quando o tomate estiver meio cozido, coloque a varinha mágica no tacho e triture(pode saltar este passo, se preferir). Junte água a gosto, as especiarias, e cozinhe mais uns minutos.

Lasanha de Vegetais

1 Beringela
1 Abóbora cabacinha (em Portugal são umas abóboras mais pequeninas, mas pode substituir facilmente por alguns pedaços de abóbora normal)
Tiras de lasanha frescas
1 Pimento vermelho
200g de cogumelos
4 Tomates
2 cebolas
Molho béchamel a gosto, ou natas, ou até molho de tomate
Queijo a gosto (facultativo)


Unte um tabuleiro com óleo ou manteiga e cubra o fundo com tiras de lasanha. Coloque parte dos vegetais bem picadinhos por cima da lasanha, e coloque algum molho por cima. Repita esta disposição terminando com o molho. Polvilhe com queijo.

Coza a 200º durante 30 a 40 minutos.

O molho a usar pode variar conforme deseje, assim, esta lasanha pode possuir uma infinidade de variações. A minha preferida é com molho de tomate, e depois béchamel na última camada.

A receita de béchamel encontra-se na secção de molhos. Quanto ao molho de tomate, eu refogo cebola em azeite, junto polpa de tomate e deixo fritar um pouco. Adiciono especiarias a gosto e orégãos, e por fim, água fervente. Quando há tomates bons, faço o refogado e junto fatias de tomate para fritar. Depois passo a varinha mágica, desfazendo tudo, junto as especiarias e água. Pode ser engrossado com um pouco de puréde batata em pó, de pacote. Por vezes gosto também de adicionar meio pimento verde e meio pimento vermelho no refogado, bem picadinhos.

Espero que o resultado seja óptimo!

domingo, 25 de maio de 2008

Sopa de courgette

1 cebola grande
100g de alho francês
2 colheres (sopa) azeite
400g de batatas
400g de courgette
1,5 L de água
1 cubo de caldo de legumes (facultativo)

Descasque a cebola e pique-a, bem como o alho-francês. Refogue-os no azeite. Junte as batatas descascadas, cortadas em quartos, e 2/3 das courgettes, lavadas e cortadas em pedaços.

Leve a água com o caldo de legumes ao lume, até ferver. Verta sobre o refogado e deixe ferver, durante 20 minutos. Retire do lume, triture e leve novamente ao lume.

Deixe levantar fervura e junte a restante courgette cortada em cubinhos. Deixe cozer e sirva.

Cuscuz com vegetais

2 cenouras
1 courgette
1 beringela
150g de cogumelos frescos
1/2 pimento verde
1 cebola
4 dentes de alho
200g de bróculos
2 colheres (de sopa) de azeite
1 ramo de coentros
Azeite para untar o pirex
1 chávena (de chá) de cuscuz
1 colher (de café) de sal, para quem não dispensa

Corte em cubos as cenouras, a curgete e a beringela. Corte em tiras os cogumelos e os pimentos. Pique a cebola e os alhos. Separe os brócolos e lave-os bem.

Num tacho, junte todos os legumes, o azeite e sal. Deixe estufar, sem cozer demasiado. Certifique-se de que fica com molho, e se for necessário, adicione água. Deixe cozinhar, retire do lume e tape. Junte depois os coentros picados.

Num prato de ir ao forno, untado com azeite, disponha o cuscuz e alise a superfície. Distribua o preparado dos legumes por cima do cuscuz e alise a superfície. Distribua o preparado dos legumes por cima do cuscuz e tape. Aguarde durante 5 minutos.

Destape e leve a forno pré-aquecido a 180º por cerca de 5 minutos. Sirva quente ou frio.

domingo, 18 de maio de 2008

Chococheesecake


4 folhas de gelatina
água fria
300gr de bolachas de chocolate com pepitas
100gr de margarina
500gr de queijo fresco em creme
120gr de açúcar
2dl de natas frescas
150 gr de chocolate Mars
Canela em pó

Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria.
Deitar as bolachas no copo e triturar 20 seg, vel 4. Adicionar a margarina e misturar 20 seg., vel 4.
Forrar o fundo de uma forme de tarte de fundo amomível (de preferência das de mola) com a massa de bolacha e reservar no frigorifico.
Passar o copo por água e deitar dentro o queijo e o açúcar. Bater durante 2 min, vel 4 até estar cremoso.
Entretanto escorrer a gelatina, derretê-la no microondas durante 10/15 segundos e juntá-la ao preparado pelo bucal ainda com o tempo a decorrer (+/- a meio).
Bater as natas até ficarem espessas (fiz à parte para fazer render o tempo).
Envolver as natas batidas no creme de queijo.
Cortar o chocolate Mars em fatias fininhas com uma faca e envolver no creme.
Deitar na forma e levar ao frigorífico até prender.
Eu decorei com caramelo, no centro, e canela.

Fonte: Fórum Bimby
Google