sábado, 31 de maio de 2008

Molho de Tomate

1 kg de Tomates bem madurinhos
2 Cebolas
1 pimento verde
1 pimento vermelho
colorau (=paprika) a gosto
algums cravinhos
outras especiarias do seu agrado
água a gosto
azeite q.b.

Cubra o fundo de um tacho com azeite, e corte as cebolas em fatias, refogando-as no azeite até alourar. Junte os pimentos picados e refogue por mais uns minutos. Corte o tomate em fatias, tire as sementes se preferir, (eu uso) e deite as fatias de tomate no tacho. Tape e deixe cozinhar, verificando se não se pega no fundo. Talvez seja necessário adicionar alguma água. Quando o tomate estiver meio cozido, coloque a varinha mágica no tacho e triture(pode saltar este passo, se preferir). Junte água a gosto, as especiarias, e cozinhe mais uns minutos.

Lasanha de Vegetais

1 Beringela
1 Abóbora cabacinha (em Portugal são umas abóboras mais pequeninas, mas pode substituir facilmente por alguns pedaços de abóbora normal)
Tiras de lasanha frescas
1 Pimento vermelho
200g de cogumelos
4 Tomates
2 cebolas
Molho béchamel a gosto, ou natas, ou até molho de tomate
Queijo a gosto (facultativo)


Unte um tabuleiro com óleo ou manteiga e cubra o fundo com tiras de lasanha. Coloque parte dos vegetais bem picadinhos por cima da lasanha, e coloque algum molho por cima. Repita esta disposição terminando com o molho. Polvilhe com queijo.

Coza a 200º durante 30 a 40 minutos.

O molho a usar pode variar conforme deseje, assim, esta lasanha pode possuir uma infinidade de variações. A minha preferida é com molho de tomate, e depois béchamel na última camada.

A receita de béchamel encontra-se na secção de molhos. Quanto ao molho de tomate, eu refogo cebola em azeite, junto polpa de tomate e deixo fritar um pouco. Adiciono especiarias a gosto e orégãos, e por fim, água fervente. Quando há tomates bons, faço o refogado e junto fatias de tomate para fritar. Depois passo a varinha mágica, desfazendo tudo, junto as especiarias e água. Pode ser engrossado com um pouco de puréde batata em pó, de pacote. Por vezes gosto também de adicionar meio pimento verde e meio pimento vermelho no refogado, bem picadinhos.

Espero que o resultado seja óptimo!

domingo, 25 de maio de 2008

Sopa de courgette

1 cebola grande
100g de alho francês
2 colheres (sopa) azeite
400g de batatas
400g de courgette
1,5 L de água
1 cubo de caldo de legumes (facultativo)

Descasque a cebola e pique-a, bem como o alho-francês. Refogue-os no azeite. Junte as batatas descascadas, cortadas em quartos, e 2/3 das courgettes, lavadas e cortadas em pedaços.

Leve a água com o caldo de legumes ao lume, até ferver. Verta sobre o refogado e deixe ferver, durante 20 minutos. Retire do lume, triture e leve novamente ao lume.

Deixe levantar fervura e junte a restante courgette cortada em cubinhos. Deixe cozer e sirva.

Cuscuz com vegetais

2 cenouras
1 courgette
1 beringela
150g de cogumelos frescos
1/2 pimento verde
1 cebola
4 dentes de alho
200g de bróculos
2 colheres (de sopa) de azeite
1 ramo de coentros
Azeite para untar o pirex
1 chávena (de chá) de cuscuz
1 colher (de café) de sal, para quem não dispensa

Corte em cubos as cenouras, a curgete e a beringela. Corte em tiras os cogumelos e os pimentos. Pique a cebola e os alhos. Separe os brócolos e lave-os bem.

Num tacho, junte todos os legumes, o azeite e sal. Deixe estufar, sem cozer demasiado. Certifique-se de que fica com molho, e se for necessário, adicione água. Deixe cozinhar, retire do lume e tape. Junte depois os coentros picados.

Num prato de ir ao forno, untado com azeite, disponha o cuscuz e alise a superfície. Distribua o preparado dos legumes por cima do cuscuz e alise a superfície. Distribua o preparado dos legumes por cima do cuscuz e tape. Aguarde durante 5 minutos.

Destape e leve a forno pré-aquecido a 180º por cerca de 5 minutos. Sirva quente ou frio.

domingo, 18 de maio de 2008

Chococheesecake


4 folhas de gelatina
água fria
300gr de bolachas de chocolate com pepitas
100gr de margarina
500gr de queijo fresco em creme
120gr de açúcar
2dl de natas frescas
150 gr de chocolate Mars
Canela em pó

Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria.
Deitar as bolachas no copo e triturar 20 seg, vel 4. Adicionar a margarina e misturar 20 seg., vel 4.
Forrar o fundo de uma forme de tarte de fundo amomível (de preferência das de mola) com a massa de bolacha e reservar no frigorifico.
Passar o copo por água e deitar dentro o queijo e o açúcar. Bater durante 2 min, vel 4 até estar cremoso.
Entretanto escorrer a gelatina, derretê-la no microondas durante 10/15 segundos e juntá-la ao preparado pelo bucal ainda com o tempo a decorrer (+/- a meio).
Bater as natas até ficarem espessas (fiz à parte para fazer render o tempo).
Envolver as natas batidas no creme de queijo.
Cortar o chocolate Mars em fatias fininhas com uma faca e envolver no creme.
Deitar na forma e levar ao frigorífico até prender.
Eu decorei com caramelo, no centro, e canela.

Fonte: Fórum Bimby

sábado, 17 de maio de 2008

Tostas com queijo e ananás


8 fatias de pão de forma
30 g de Vaqueiro
1 lata pequena de ananás
8 fatias finas de queijo mozzarella
300 g de mistura de vegetais para salada
8 tomates cereja
4 colheres de sopa de óleo Vaqueiro
2 colheres de sobremesa de vinagre de vinho
1 colher de chá de molho de soja
pimenta de moínho

Barre as fatias de pão de ambos os lados com a Vaqueiro.

Escorra muito bem as rodelas de ananás e corte-as em pedaços.

Coloque metade das fatias dequeijo mozzarella sobre metade das fatias de pão por cima distribua os pedaços de ananás.
Cubra com as restantes fatias de queijo e finalmente com as restantes fatias de pão. Leve as tostas à tostadeira e deixe o tempo necessário para o queijo derreter e o pão alourar.

Numa saladeira, misture o restante abacaxi, os vegetais para salada e os tomates cereja, previamente lavados.

Num copo os frasco com tampa deite o óleo Vaqueiro, o vinagre e o molho de soja.

Na altura de servir agite energicamente o frasco ou o copo para emulsionar o molho, deite sobre a salada e mexa. Perfume com pimenta moída na altura.

Sirva as tostas acompanhadas com a salada.


Para uma refeição especial pode cortar as tostas, depois de prontas, com um corta bolachas com o desenho da sua preferência.
Também ficam muitos boas com banana em vez de ananás!

Fonte: Vaqueiro - Inspira-te!

Barritas energéticas de 2 chocolates


100 g de chocolate negro em barra (70% de cacau)
125 g de margarina Vaqueiro
1 colher de café de café solúvel
2 colheres de sopa de água
100 g de amêndoas filadas (cortadas em palitos)
100 g de cereais de arroz tufado
100 g de chocolate branco em barra

Parta o chocolate negro em quadradinhos para uma taça de vidro, junte 50 g de margarinaVaqueiro e o café solúvel, previamente dissolvido na água. Leve ao microondas durante 1 minuto na potência máxima.

Mexa energicamente com uma vara de arames e adicione metade das amêndoas e dos cereais.

Misture bem e espalhe o preparado sobre um tabuleiro ou uma caixa rectangular numa camada com cerca de 1 cm de espessura.

Parta o chocolate branco em quadradinhos para uma taça de vidro, junte-lhe a restante margarina Vaqueiro cortada em bocados e leve a derreter no micro ondas durante 1 minuto com a potência máxima.

Mexa com uma vara de arames até obter um creme liso e adicione as restantes amêndoas e cereais.

Espalhe este preparado sobre o outro e deixe arrefecer completamente no frigorífico.

Desenforme sobre uma tábua e corte em barrinhas com uma faca de serrilha.

Fonte: Vaqueiro - Inspira-te!
Google