sábado, 17 de maio de 2008

Guacamole III - México

1 abacate
30g de concentrado de tomate (tem que ser concentrado daquele de bisnaga - com polpa fica muito líquido)
1 malagueta pequena sem sementes ou uma a duas colheres de sopa de piri-piri
1/4 de pimento vermelho
1/2 cebola pequena
pimenta preta moída na hora
sumo de 1/2 limão
Coentros a gosto
1 colher de chá de óleo alimentar
sal para quem não dispensa

Colocar todos os ingredientes na picadora até obter um creme homogéneo.

Acompanhar com doritos, chips de tortilha, batatas fritas, tostas ou crackers.

Bons dips!

Mousse de Gengibre

4 folhas de gelatina
água
raiz de gengibre
5 dl de leite
4 ovos
80 g de açúcar

Ponha as folhas de gelatina de molho em água fria.

Pele um pedaço com cerca de 6 cm de raiz de gengibre, rale-o e junte ao leite. Leve ao lume e quando começar a ferver, retire do lume e coe através de um passador de rede fina. Adicione a gelatina escorrida e mexa até estar dissolvida.

Parta os ovos, separando as gemas das claras. Adicione metade do açúcar às gemas e bata com a batedeira até estarem fofas e esbranquiçadas.

Noutra tigela bata as claras até fazerem espuma, junte-lhes o restante açúcar e continue a bater até estarem bem firmes.

Envolva suavemente as claras na gemada. Adicione depois o leite, já morno ou frio, a pouco e pouco e misturando delicadamente. Deite numa taça ou distribua por taças individuais e leve ao frigorífico.

Fonte: Vaqueiro - Inspira-te!

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Pudim de Morangos

1 colher de sopa de ágar-ágar (ou 6 folhas de gelatina neutra, demolhadas em água fria)
400g de morangos
150g de açúcar
2 colheres de sopa de sumo de limão
400g de iogurte natural (açucarado ou não, conforme o gosto)
0,5 dl de água

Lavar os morangos, tirar os pés e reduzir a puré, juntando de pois o açúcar, o sumo de limão e o queijo creme. Dissolver a gelatina na água a ferver. Bater as natas e adicionar ao preparado anterior. Com gelatina vai ao frio por 6 horas antes de servir, com ágar-ágar basta uma hora e meia.

Bom apetite!

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Quinoa, o Novo Superalimento!


Este vegetal é composto de proteínas de valor biológico comparável às da caseína do leite e possui também uma grande concentração de fibras e potássio.

Tem um sabor leve, e começa agora a ocupar os pratos de diversas pessoas. Sendo originária da Bolívia, o seu custo é ainda elevado, no entanto, o seu alto valor nutritivo compensa a aquisição.

O pseudocereal, como é classificado, é riquíssimo em substâncias relacionadas ao desenvolvimento da inteligência, à rapidez de reflexos e a funções como a memória e o aprendizado. "É excelente para as dietas vegetarianas, pois tem mais aminoácidos do que a maioria dos cereais". (Cynthia Antonaccio (SP), da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-Estar., em cyberdiet)

Boa fonte de fibras e com baixo teor de colesterol, o grão também contém elto teor de vitaminas: A, B6, B1, C e E, além de ferro, fósforo, magnésio e cálcio.

O grão, que é a forma de mais fácil aquisição, pode ser utilizado de várias maneiras: cozido e temperado como salada, cozido como arroz, utilizado no preparo de sopas, etc.

Você já encontra a quinoa em grãos, farinha e flocos e está disponível em lojas de produtos naturais e alguns supermercados.

Vale a pena experimentar!

Verá brevemente receitas com quinoa aqui no blog.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Granizado de Côco

500ml de leite de côco
100g de açúcar
2 rodelas de ananás
Hortelã a gosto ou menta

Dissolver o açúcar no leite de côco, mexendo bem. Verter num recipiente e levar a congelar por duas horas. Tirar do congelador e levar à liquidificadora. Voltar a congelar imediatamente a seguir, durante uma hora.

Cortar o ananás em pedaços. Deitar o granizado nos copos e decorar com o ananás e com as folhas de hortelã picadas.

Nota: A mim agrada-me mais bater o ananás com o leite de côco, logo no início quando se mistura também o açúcar, reduzindo-o a sumo. E o sabor fica ananás-côco.

sábado, 26 de abril de 2008

Óleo de piri-piri

Corta-se as pontas de algumas malaguetas, lava-se a dá-se um corte vertical, para as abrir. Colocam-se dentro de uma garrafa de conserva e enche-se a garrafa com óleo.

Deixa-se ficar por um ano, podendo agitar-se ocasionalmete a garrafa. Ao fim de um ano está pronto.

Gelado de Chocolate com Pimenta Chili

200g de chocolate para culinária
200gr de açúcar
2,5dl de natas bem geladas
1 colher de manteiga
5 colheres de sopa de óleo de piri-piri

Coloca-se o chcolate partido em pedaços, com a manteiga, o óleo e duas colheres de sopa de água no microondas, vai-se mexendo muitas vezes, até que ele derreta - atenção, é preciso mexer mesmo muitas vezes!

Batem-se as natas, e quando estiverem duras, vai-se juntando o açúcar sem parar de bater. Adiciona-se o chocolate já derretido, batendo sempre, e leva-se ao congelador.

Depois de uma hora, vai-se mexendo regularmente para quebrar a cristalização.
Google