sábado, 26 de abril de 2008

Óleo de piri-piri

Corta-se as pontas de algumas malaguetas, lava-se a dá-se um corte vertical, para as abrir. Colocam-se dentro de uma garrafa de conserva e enche-se a garrafa com óleo.

Deixa-se ficar por um ano, podendo agitar-se ocasionalmete a garrafa. Ao fim de um ano está pronto.

Gelado de Chocolate com Pimenta Chili

200g de chocolate para culinária
200gr de açúcar
2,5dl de natas bem geladas
1 colher de manteiga
5 colheres de sopa de óleo de piri-piri

Coloca-se o chcolate partido em pedaços, com a manteiga, o óleo e duas colheres de sopa de água no microondas, vai-se mexendo muitas vezes, até que ele derreta - atenção, é preciso mexer mesmo muitas vezes!

Batem-se as natas, e quando estiverem duras, vai-se juntando o açúcar sem parar de bater. Adiciona-se o chocolate já derretido, batendo sempre, e leva-se ao congelador.

Depois de uma hora, vai-se mexendo regularmente para quebrar a cristalização.

Couves de Bruxelas com Sidra

800g de couves de bruxelas cozidas
1 alho francês
1 maçã
2dl de sidra (substituí por sumo de maçã)
Sal e pimenta

Refogar o alho francês em fatias finas a a maçã cortada em pedaços. Temperar a gosto.
Juntar as couves de bruxelas, misturar bem e manter durante cinco minutos a cozinhar.
Deixar cozer um pouco e no fim incorporar o sumo de mação e desligar logo o lume.

Servir.

Espargos Brancos e Verdes com ovos em Cocotte


Ilustração da forma cocotte - serve para cozinhar ovos em banho-maria ou a vapor, ficam tipo ovos estrelados, podem ter a gema líquida ou não, dependendo do tempo e se a cozedura é travada com água fria ou não.

4 ovos
1 lata de pontas de espargos brancos
1 molho de espargos verdes
1 pacote de leite evaporado
50g de manteiga
Noz-moscada
Sal
Pimenta

Limpar os espargos verdes, retirando os talos gorssos. Cortar em pedaços médios, mantendo as pontas inteiras. Cozer 10 minutos num pouco de água a ferver. Escorrer e reservar.

Dar uma fervura ao leite evaporado e misturar com os espargos verdes (excepto 8 pontas que serão resevadas.

Deitar sal e pimenta e bater até reduzir a um creme fino. Passar pela varinha e manter em banho-maria.

Untar 4 formas ou cocottes com manteiga fria. Pôr no fundo as pontas de espargos inteiros e abrir um ovo em cima de cada uma, com cuidado para que a gema não se desfaça. Temperar com sal e noz-moscada e tapar com papel e alumínio untado. Cozer numa panela em banho-maria durante 5 minutos ou ao vapor, até a clara estar bem solidificada.

Retirar as cocottes do banho-maria, e mergulhar em água fria, para interromper a cozedura. Virar sobre os pratos. Cobrir com um pouco de molho dos espargos verdes e decorar com as pontas reservadas. Servir de imediato.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Bimby - Bolo brigadeiro de microondas


4 ovos
1 lata de leite condensado
200 g de farinha
30 g de cacau em pó
70 g de chocolate em pó
40 g de chocolate em barra partido em pedacinhos
100 g de leite
100 g de oleo

Colocar a borboleta, os ovos e o leite condensado e programar 6 min, vel 3 (para a T31 vel 4).
Juntar o leite, o oleo e programar 10 seg, vel 3 (para a T31 vel 4).
Colocar a farinha, o cacau e chocolate em pó e o chocolate partido e programar 3 seg, vel 3 (para a T31 vel 4). No fim ajudei a misturar melhor com a espátula.
Colocar numa forma que vá ao micro-ondas e leva-lo ao micro 8 min, temp máxima.......

Virar o bolo. Ele fica com a cobertura e deixar ficar frio..........

Fonte: Fórum bimby, receita da Carocas.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Pudim de Espargos e Mozarella

1/2 kg de espargos verdes
12 fatias de pão de forma sem casca
4 ovos
1/2l de leite
100g de margarina
100g de mozzarella
Noz-moscada
Pimenta a gosto

Untar o pão com a margarina de ambos os lados e polvilhar com noz-moscada, reservar.

Lavar, cortar e cozer os espargos. Escorrer e reservar. Bater os ovos e misturar com o leite. Deitar pimenta e juntar a mozzarella. Untar uma forma de bolo inglês grande com manteiga.

Cobrir o fundo com 3 fatias de pão. Adicionar espargos e uma parte da mistura de ovos. Repetir a operação fazendo 3 camadas deixando que o pão fique embebido no líquido. Acender o forno a 180ºC. Quando estiver quente, introduzir o pudim e manter no forno 20 a 30 minutos. Desenformar morno e servir.

Poderá ser cozido a vapor, em vez de ir ao forno.

Molho Inglês

20 gemas de ovo
200 g de açúcar
1 l de leite
1 casca de limão

Num passador de rede fina colocam-se as gemas de ovos e deixam-se escorrer para dentro de uma tigela. Junta-se o açúcar e bate-se um pouco. Põe-se um recipiente ao lume com o leite e a casca de limão, até levantar fervura. Deixa-se arrefecer um pouco e deita-se sobre as gemas mexendo rápidamente com a colher de pau. Volta ao lume, em banho maria, mexendo sempre para cozer as gemas e engrossar (não se pode deixar ferver para não talhar os ovos). Passa-se novamente pelo passador para dentro de outro recipiente frio (para não talhar), deixe arrefecer, e está pronto a servir.

Fonte: Receitas e Menús
Google