Corta-se as pontas de algumas malaguetas, lava-se a dá-se um corte vertical, para as abrir. Colocam-se dentro de uma garrafa de conserva e enche-se a garrafa com óleo.
Deixa-se ficar por um ano, podendo agitar-se ocasionalmete a garrafa. Ao fim de um ano está pronto.
sábado, 26 de abril de 2008
Gelado de Chocolate com Pimenta Chili
200g de chocolate para culinária
200gr de açúcar
2,5dl de natas bem geladas
1 colher de manteiga
5 colheres de sopa de óleo de piri-piri
Coloca-se o chcolate partido em pedaços, com a manteiga, o óleo e duas colheres de sopa de água no microondas, vai-se mexendo muitas vezes, até que ele derreta - atenção, é preciso mexer mesmo muitas vezes!
Batem-se as natas, e quando estiverem duras, vai-se juntando o açúcar sem parar de bater. Adiciona-se o chocolate já derretido, batendo sempre, e leva-se ao congelador.
Depois de uma hora, vai-se mexendo regularmente para quebrar a cristalização.
200gr de açúcar
2,5dl de natas bem geladas
1 colher de manteiga
5 colheres de sopa de óleo de piri-piri
Coloca-se o chcolate partido em pedaços, com a manteiga, o óleo e duas colheres de sopa de água no microondas, vai-se mexendo muitas vezes, até que ele derreta - atenção, é preciso mexer mesmo muitas vezes!
Batem-se as natas, e quando estiverem duras, vai-se juntando o açúcar sem parar de bater. Adiciona-se o chocolate já derretido, batendo sempre, e leva-se ao congelador.
Depois de uma hora, vai-se mexendo regularmente para quebrar a cristalização.
Couves de Bruxelas com Sidra
800g de couves de bruxelas cozidas
1 alho francês
1 maçã
2dl de sidra (substituí por sumo de maçã)
Sal e pimenta
Refogar o alho francês em fatias finas a a maçã cortada em pedaços. Temperar a gosto.
Juntar as couves de bruxelas, misturar bem e manter durante cinco minutos a cozinhar.
Deixar cozer um pouco e no fim incorporar o sumo de mação e desligar logo o lume.
Servir.
1 alho francês
1 maçã
2dl de sidra (substituí por sumo de maçã)
Sal e pimenta
Refogar o alho francês em fatias finas a a maçã cortada em pedaços. Temperar a gosto.
Juntar as couves de bruxelas, misturar bem e manter durante cinco minutos a cozinhar.
Deixar cozer um pouco e no fim incorporar o sumo de mação e desligar logo o lume.
Servir.
Espargos Brancos e Verdes com ovos em Cocotte
Ilustração da forma cocotte - serve para cozinhar ovos em banho-maria ou a vapor, ficam tipo ovos estrelados, podem ter a gema líquida ou não, dependendo do tempo e se a cozedura é travada com água fria ou não.
4 ovos
1 lata de pontas de espargos brancos
1 molho de espargos verdes
1 pacote de leite evaporado
50g de manteiga
Noz-moscada
Sal
Pimenta
Limpar os espargos verdes, retirando os talos gorssos. Cortar em pedaços médios, mantendo as pontas inteiras. Cozer 10 minutos num pouco de água a ferver. Escorrer e reservar.
Dar uma fervura ao leite evaporado e misturar com os espargos verdes (excepto 8 pontas que serão resevadas.
Deitar sal e pimenta e bater até reduzir a um creme fino. Passar pela varinha e manter em banho-maria.
Untar 4 formas ou cocottes com manteiga fria. Pôr no fundo as pontas de espargos inteiros e abrir um ovo em cima de cada uma, com cuidado para que a gema não se desfaça. Temperar com sal e noz-moscada e tapar com papel e alumínio untado. Cozer numa panela em banho-maria durante 5 minutos ou ao vapor, até a clara estar bem solidificada.
Retirar as cocottes do banho-maria, e mergulhar em água fria, para interromper a cozedura. Virar sobre os pratos. Cobrir com um pouco de molho dos espargos verdes e decorar com as pontas reservadas. Servir de imediato.
sexta-feira, 25 de abril de 2008
Bimby - Bolo brigadeiro de microondas

4 ovos
1 lata de leite condensado
200 g de farinha
30 g de cacau em pó
70 g de chocolate em pó
40 g de chocolate em barra partido em pedacinhos
100 g de leite
100 g de oleo
Colocar a borboleta, os ovos e o leite condensado e programar 6 min, vel 3 (para a T31 vel 4).
Juntar o leite, o oleo e programar 10 seg, vel 3 (para a T31 vel 4).
Colocar a farinha, o cacau e chocolate em pó e o chocolate partido e programar 3 seg, vel 3 (para a T31 vel 4). No fim ajudei a misturar melhor com a espátula.
Colocar numa forma que vá ao micro-ondas e leva-lo ao micro 8 min, temp máxima.......
Virar o bolo. Ele fica com a cobertura e deixar ficar frio..........
Fonte: Fórum bimby, receita da Carocas.
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Pudim de Espargos e Mozarella
1/2 kg de espargos verdes
12 fatias de pão de forma sem casca
4 ovos
1/2l de leite
100g de margarina
100g de mozzarella
Noz-moscada
Pimenta a gosto
Untar o pão com a margarina de ambos os lados e polvilhar com noz-moscada, reservar.
Lavar, cortar e cozer os espargos. Escorrer e reservar. Bater os ovos e misturar com o leite. Deitar pimenta e juntar a mozzarella. Untar uma forma de bolo inglês grande com manteiga.
Cobrir o fundo com 3 fatias de pão. Adicionar espargos e uma parte da mistura de ovos. Repetir a operação fazendo 3 camadas deixando que o pão fique embebido no líquido. Acender o forno a 180ºC. Quando estiver quente, introduzir o pudim e manter no forno 20 a 30 minutos. Desenformar morno e servir.
Poderá ser cozido a vapor, em vez de ir ao forno.
12 fatias de pão de forma sem casca
4 ovos
1/2l de leite
100g de margarina
100g de mozzarella
Noz-moscada
Pimenta a gosto
Untar o pão com a margarina de ambos os lados e polvilhar com noz-moscada, reservar.
Lavar, cortar e cozer os espargos. Escorrer e reservar. Bater os ovos e misturar com o leite. Deitar pimenta e juntar a mozzarella. Untar uma forma de bolo inglês grande com manteiga.
Cobrir o fundo com 3 fatias de pão. Adicionar espargos e uma parte da mistura de ovos. Repetir a operação fazendo 3 camadas deixando que o pão fique embebido no líquido. Acender o forno a 180ºC. Quando estiver quente, introduzir o pudim e manter no forno 20 a 30 minutos. Desenformar morno e servir.
Poderá ser cozido a vapor, em vez de ir ao forno.
Molho Inglês
20 gemas de ovo
200 g de açúcar
1 l de leite
1 casca de limão
Num passador de rede fina colocam-se as gemas de ovos e deixam-se escorrer para dentro de uma tigela. Junta-se o açúcar e bate-se um pouco. Põe-se um recipiente ao lume com o leite e a casca de limão, até levantar fervura. Deixa-se arrefecer um pouco e deita-se sobre as gemas mexendo rápidamente com a colher de pau. Volta ao lume, em banho maria, mexendo sempre para cozer as gemas e engrossar (não se pode deixar ferver para não talhar os ovos). Passa-se novamente pelo passador para dentro de outro recipiente frio (para não talhar), deixe arrefecer, e está pronto a servir.
Fonte: Receitas e Menús
200 g de açúcar
1 l de leite
1 casca de limão
Num passador de rede fina colocam-se as gemas de ovos e deixam-se escorrer para dentro de uma tigela. Junta-se o açúcar e bate-se um pouco. Põe-se um recipiente ao lume com o leite e a casca de limão, até levantar fervura. Deixa-se arrefecer um pouco e deita-se sobre as gemas mexendo rápidamente com a colher de pau. Volta ao lume, em banho maria, mexendo sempre para cozer as gemas e engrossar (não se pode deixar ferver para não talhar os ovos). Passa-se novamente pelo passador para dentro de outro recipiente frio (para não talhar), deixe arrefecer, e está pronto a servir.
Fonte: Receitas e Menús
Assinar:
Postagens (Atom)