250 g de feijão encarnado.
30 g de manteiga
2 cebolas grandes
2 courgettes e 1 beringela descascadas e em pedacinhos pequenos, ou então 250g de cogumelos frescos tb em pedacinhos
1 dl de polpa de tomate,
1 colher de café de cominhos
1 piripiri
8 crepes,
40 g de queijo ralado.
Ponha de molho em água 250 g de feijão encarnado. Depois de demolhado, coza-o na mesma água. Derreta 30 g de manteiga junte 2 cebolas grandes picadas, deixe alourar e junte as courgettes e beringelas. Deixe alourar também.
Adicione 1 dl de polpa de tomate, 1 colher de café de cominhos e 1 piripiri (aberto ao meio e sem sementes). Junte os feijões cozidos e escorridos e 1,5 dl da água da sua cozedura. Deixe cozer e apurar.
Prepare 8 crepes, como se diz na página anterior e recheie-os com o preparado de feijão.
Enrole e disponha-os num prato que possa ir ao forno. Espalhe sobre os crepes 40 g de queijo ralado.
Leve ao grelhador durante 5 minutos ou até o queijo derreter.
Uma salada de alface temperada com maionese é o melhor acompanhamento para este prato.
quinta-feira, 27 de março de 2008
Bolo de Cenoura com nozes
1,5 cháv. de chá de farinha
1 colh. café de fermento em pó
1 colh. de chá de canela em pó
1 pitada de noz moscada ralada
1/2 colh. café de sal
2 cháv. de chá de açúcar
1 cháv. de chá de óleo
4 ovos
2 cháv. de chá de cenouras raladas
250 gr de miolo de noz picado grosseiramente
Numa taça, misture o óleo com o açúcar. Junte os ovos e bata bem. Acrescente a farinha, com o fermento, a canela, a noz moscada e o sal. Junte o miolo de noz e a cenoura, mexendo bem. Unte com margarina e polvilhe com farinha uma forma e deite-lhe a massa dentro. Leve ao forno, previamente aquecido, durante cerca de uma hora e um quarto, nos 180ºC. Deixe que o bolo arrefeça dentro da forma.
Há muito tempo, eu tinha o hábito de fazer este bolo, mas perdi a receita. Agora finalmente encontrei na net :) vou já fazer!
Fica super fôfo e estaladiço por cima.
1 colh. café de fermento em pó
1 colh. de chá de canela em pó
1 pitada de noz moscada ralada
1/2 colh. café de sal
2 cháv. de chá de açúcar
1 cháv. de chá de óleo
4 ovos
2 cháv. de chá de cenouras raladas
250 gr de miolo de noz picado grosseiramente
Numa taça, misture o óleo com o açúcar. Junte os ovos e bata bem. Acrescente a farinha, com o fermento, a canela, a noz moscada e o sal. Junte o miolo de noz e a cenoura, mexendo bem. Unte com margarina e polvilhe com farinha uma forma e deite-lhe a massa dentro. Leve ao forno, previamente aquecido, durante cerca de uma hora e um quarto, nos 180ºC. Deixe que o bolo arrefeça dentro da forma.
Há muito tempo, eu tinha o hábito de fazer este bolo, mas perdi a receita. Agora finalmente encontrei na net :) vou já fazer!
Fica super fôfo e estaladiço por cima.
Mingau - Doce de Tapioca - Brasil
250g de farinha de tapioca
1 lata de leite de côco
100 g de côco ralado
2 litros de leite gordo
açúcar a gosto
Colocar a farinha com um chávena de água para amolecer a tapioca que entretanto absorve absorve a água toda.
Pôr ao lume com o leite pré-aquecido.
Deixar cozinhar em lume brando durante o tempo necessario para engrossar e ir mexendo para não pegar ao tacho, juntar o côco, o leite de côco e o açúcar a gosto.
1 lata de leite de côco
100 g de côco ralado
2 litros de leite gordo
açúcar a gosto
Colocar a farinha com um chávena de água para amolecer a tapioca que entretanto absorve absorve a água toda.
Pôr ao lume com o leite pré-aquecido.
Deixar cozinhar em lume brando durante o tempo necessario para engrossar e ir mexendo para não pegar ao tacho, juntar o côco, o leite de côco e o açúcar a gosto.
Fainá - América do Sul
300 gr de farinha de grão-de-bico
2 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
Sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca moída(s)
2 colher(es) (sopa) de óleo de soja
600 ml de água
Misturar tudo e deixar descansar meia hora. Colocar 2 colheres de óleo em assadeira grande, colocar a massa e levar a assar em forno bem quente.
2 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
Sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca moída(s)
2 colher(es) (sopa) de óleo de soja
600 ml de água
Misturar tudo e deixar descansar meia hora. Colocar 2 colheres de óleo em assadeira grande, colocar a massa e levar a assar em forno bem quente.
Arepas - Venezuela
1 xícara(s) (chá) de farinha de milho amarela
1/2 colher(es) (sopa) de sal
1 colher(es) (café) de pimenta-do-reino branca moída(s)
1 colher(es) (sopa) de alho em pó
1/2 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó
1 unidade(s) de ovo
1 xícara(s) (chá) de água fervente
quanto baste de mussarela ralada(s)
quanto baste de manteiga
Numa tigela, misture a farinha de milho, o sal, a pimenta e o fermento. Acrescente o queijo e misture mais um pouco. Com um garfo misture a massa adicionando a água fervente. Junte o ovo e continue misturando com o garfo até que a massa desgrude das laterais da tigela. Amasse a massa com as mãos apenas até formar uma bola. Molde pequenos pedaços da massa na forma de hambúrgueres grossos.
Numa panela anti-aderente, aqueça um pouco de manteiga e coloque as arepas até que fiquem douradas dos dois lados. Sirva as arepas quentes com queijo ralado ou molho de tomate ou creme azedo se preferir.
1/2 colher(es) (sopa) de sal
1 colher(es) (café) de pimenta-do-reino branca moída(s)
1 colher(es) (sopa) de alho em pó
1/2 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó
1 unidade(s) de ovo
1 xícara(s) (chá) de água fervente
quanto baste de mussarela ralada(s)
quanto baste de manteiga
Numa tigela, misture a farinha de milho, o sal, a pimenta e o fermento. Acrescente o queijo e misture mais um pouco. Com um garfo misture a massa adicionando a água fervente. Junte o ovo e continue misturando com o garfo até que a massa desgrude das laterais da tigela. Amasse a massa com as mãos apenas até formar uma bola. Molde pequenos pedaços da massa na forma de hambúrgueres grossos.
Numa panela anti-aderente, aqueça um pouco de manteiga e coloque as arepas até que fiquem douradas dos dois lados. Sirva as arepas quentes com queijo ralado ou molho de tomate ou creme azedo se preferir.
quarta-feira, 26 de março de 2008
Bolo de Cenoura
3 cenouras grandes cruas partidas aos bocados
2 chavenas de acucar
1 chavena de oleo
4 ovos
2 chavenas de farinha
1 colher de fermento
Deitam-se todos os ingredientes à excepção da farinha e do fermento, na liquidificadora (maquina dos batidos).
Quando a cenoura estiver toda triturada, tudo em creme, deita-se a mistura numa tigela e junta-se a farinha e o fermento.
Mistura-se bem e vai a cozer em forma sem buraco, barrada de margarina e polvilhada de farinha.
Não deve cozer demasiado, para nao ficar seco.
Depois de frio barra-se com creme de chocolate.
2 chavenas de acucar
1 chavena de oleo
4 ovos
2 chavenas de farinha
1 colher de fermento
Deitam-se todos os ingredientes à excepção da farinha e do fermento, na liquidificadora (maquina dos batidos).
Quando a cenoura estiver toda triturada, tudo em creme, deita-se a mistura numa tigela e junta-se a farinha e o fermento.
Mistura-se bem e vai a cozer em forma sem buraco, barrada de margarina e polvilhada de farinha.
Não deve cozer demasiado, para nao ficar seco.
Depois de frio barra-se com creme de chocolate.
Bimby - Semi-frio de Yogurt Grego
1 pacote de bolacha maria
100 g margarina
1 lata de leite condensado
2 embalagens de yogurt grego
4 folhas de gelatina
Tritura-se a bolacha com a margarina amolecida durante uns segundos e forra-se uma tarteira.
No copo deita-se o leite condensado e os yogurts, temp 70º, 2 min, vel. 2.
Entretanto junta-se as folhas de gelatina previamente demolhadas e escorridas durante uns segundos na vel. 1.
Deita-se por cima da base e vai ao frigorifico de um dia para o outro.
Tem um sabor bastante forte, por causa do iogurte grego, mas é muito boa. Eu gosto de fazer também com o Kefir, em vez de iogurte grego.
Fonte: Forum Bimby
100 g margarina
1 lata de leite condensado
2 embalagens de yogurt grego
4 folhas de gelatina
Tritura-se a bolacha com a margarina amolecida durante uns segundos e forra-se uma tarteira.
No copo deita-se o leite condensado e os yogurts, temp 70º, 2 min, vel. 2.
Entretanto junta-se as folhas de gelatina previamente demolhadas e escorridas durante uns segundos na vel. 1.
Deita-se por cima da base e vai ao frigorifico de um dia para o outro.
Tem um sabor bastante forte, por causa do iogurte grego, mas é muito boa. Eu gosto de fazer também com o Kefir, em vez de iogurte grego.
Fonte: Forum Bimby
Assinar:
Postagens (Atom)