segunda-feira, 26 de novembro de 2007

MOAMBA (Angola)

Ingredientes:
600g de cogumelos
Óleo de palma
3 cebolas grandes picadas
1 folha de louro
Quiabos
2 beringelas
3 courgettes
1 lata de molho de Dendém

Refoga-se a cebola e o louro no óleo de palma e colocam-se os cogumelos inteiros ou partidos em metades. Deixa-se cozer até meia cozedura, junta-se o molho de Dendém, as courgettes e as beringelas em pedaços, com casca.

Quando estiver quase pronto juntam-se os quiabos e cozem-se abafados.

Se necessário, junta-se farinha de milho para engrossar.

Acompanha-se com arroz, farinha de mandioca frita em manteiga e funge de milho.

Não se deve por água neste prato e fica bom com muita cebola,

domingo, 25 de novembro de 2007

Mousses light...

...de Abacate

300g de polpa de abacate
2 bananas maduras
1 lata de leite condensado magro

Triture tudo até obter um creme aveludado. Distribua por taças individuais e leve ao frigorífico. No momento de servir misture novamente.



...de Manga

2 bananas maduras
400g de polpa de manga
2 iogurtes naturais magros
4 colheres de sopa de açúcar ou adoçante
Fatias finas de manga para decorar


Triture tudo até obter um creme aveludado. Distribua por taças individuais e decore com as fatias de manga. Leve ao frigorífico.

Arroz de Côco (Receita minha)

Ingredientes

1 chávena de arroz
1 chávena de côco ralado
2 chávenas de água
1 chávena de leite (pode ser de vaca, de côco, de soja, natas, como gostar mais...)

Cozinha-se o arroz e o côco na água durante sete minutos, deita-se o leite, deixa-se ferver e apaga-se o fogão, ficando a cozinhar no próprio calor mais uns minutos.

Pode deitar temperos a gosto. Eu prefiro sem mais nada mesmo.

Pode servir para fazer arroz doce. Neste caso, no fim tempera-se com açúcar a gosto.

Mousse de lima (receita de uma amiga)

Ingredientes:
3 limas
1 lata de leite condensado
1 lata de leite evaporado

Bate-se o leite condensado e vai-se juntando aos poucos o leite evaporado, por fim o sumo das limas, sempre batendo.

Pode levar também natas batidas.

Vai ao congelador por  uma hora no mínimo.


Decora-se com raspa e casca de lima.


Esta receita dá um doce bem pequenino. Quem quiser servir uma multidão, deverá fazer a dobrar ou a triplicar.

Caril de Legumes (Índia)

Ingredientes:

1 lata de leite de côco
4 cougettes
4 cenouras
2 beringelas
4 cebolas pequenas ou 6 dentes de alho
6 tomates maduros
1/4litro de polpa de tomate
Açafrão (ou curcuma)
Cominhos em pó
Pimenta rosa em grão
Coentro em grão(facultativo)
Pó de caril picante
Sal
Piri-piri
Coentros frescos
azeite

Refoga-se a cebola em rodelas e ou os alhos esmagados no azeite, junta-se o açafrão, os coentros em grão e os cominhos ao refogado e deixa-se apurar um pouco.

Adicione a polpa de tomate, o tomate picado e a cenoura, se necessário também um pouco de água. Junta-se os legumes em rodelas e deixa-se apurar, mexendo e verificando se tem água regularmente.

Tempera-se com sal, piri-piri, caril e alguns dos outros condimentos a gosto.

No final deita-se o leite de côco e deixa-se levantar fervura. Serve-se polvilhado com os coentros frescos.

Acompanha-se com arroz branco ou arroz de cominhos.

Se quiserem aventura, experimentem comer com as mãos, como se faz na Índia, assim, apreciarão este prato com todos os vossos sentidos.

Este caril surgiu da simbiose de tres raparigas amantes da cozinha diabolicamente picante e da presença de muitas especiarias na cozinha. é bastante aromático, no entanto, se não forem apreciadores, não se sintam na obrigação de o fazer assim tão condimentado.


A receita é enooormeeee! Experimente diminuir as quantidades intuitivamente, caso não haja muita gente na sua sala de jantar

Guacamole - México

Ingredientes:

100g de abacate
20g de tomate picado (ou 10g de pasta concentrada de tomate)
20g de cebola picada
sumo de 1/2 limão
1 colher de sopa de coentros picados
Sal e pimenta do reino a gosto

Amassa-se tudo junto com um garfo e serve-se com chips de tortilha, como doritos por exemplo.

Comentários ao blog...

Tenho andado um pouco apreensiva em relação a ausencia de comentários a este blog.

Gostaria de pedir a quem visita, que deixe a sua opinião, que faça pedidos (eu posso ter um truque não revelado na manga...), perguntas e até poderão deixar o vosso contributo, se conhecerem alguma receita que possa agradar...

Participem, e verão que o blog fica bem mais dinâmico!!!
Google