domingo, 25 de novembro de 2007

Arroz de Côco (Receita minha)

Ingredientes

1 chávena de arroz
1 chávena de côco ralado
2 chávenas de água
1 chávena de leite (pode ser de vaca, de côco, de soja, natas, como gostar mais...)

Cozinha-se o arroz e o côco na água durante sete minutos, deita-se o leite, deixa-se ferver e apaga-se o fogão, ficando a cozinhar no próprio calor mais uns minutos.

Pode deitar temperos a gosto. Eu prefiro sem mais nada mesmo.

Pode servir para fazer arroz doce. Neste caso, no fim tempera-se com açúcar a gosto.

Mousse de lima (receita de uma amiga)

Ingredientes:
3 limas
1 lata de leite condensado
1 lata de leite evaporado

Bate-se o leite condensado e vai-se juntando aos poucos o leite evaporado, por fim o sumo das limas, sempre batendo.

Pode levar também natas batidas.

Vai ao congelador por  uma hora no mínimo.


Decora-se com raspa e casca de lima.


Esta receita dá um doce bem pequenino. Quem quiser servir uma multidão, deverá fazer a dobrar ou a triplicar.

Caril de Legumes (Índia)

Ingredientes:

1 lata de leite de côco
4 cougettes
4 cenouras
2 beringelas
4 cebolas pequenas ou 6 dentes de alho
6 tomates maduros
1/4litro de polpa de tomate
Açafrão (ou curcuma)
Cominhos em pó
Pimenta rosa em grão
Coentro em grão(facultativo)
Pó de caril picante
Sal
Piri-piri
Coentros frescos
azeite

Refoga-se a cebola em rodelas e ou os alhos esmagados no azeite, junta-se o açafrão, os coentros em grão e os cominhos ao refogado e deixa-se apurar um pouco.

Adicione a polpa de tomate, o tomate picado e a cenoura, se necessário também um pouco de água. Junta-se os legumes em rodelas e deixa-se apurar, mexendo e verificando se tem água regularmente.

Tempera-se com sal, piri-piri, caril e alguns dos outros condimentos a gosto.

No final deita-se o leite de côco e deixa-se levantar fervura. Serve-se polvilhado com os coentros frescos.

Acompanha-se com arroz branco ou arroz de cominhos.

Se quiserem aventura, experimentem comer com as mãos, como se faz na Índia, assim, apreciarão este prato com todos os vossos sentidos.

Este caril surgiu da simbiose de tres raparigas amantes da cozinha diabolicamente picante e da presença de muitas especiarias na cozinha. é bastante aromático, no entanto, se não forem apreciadores, não se sintam na obrigação de o fazer assim tão condimentado.


A receita é enooormeeee! Experimente diminuir as quantidades intuitivamente, caso não haja muita gente na sua sala de jantar

Guacamole - México

Ingredientes:

100g de abacate
20g de tomate picado (ou 10g de pasta concentrada de tomate)
20g de cebola picada
sumo de 1/2 limão
1 colher de sopa de coentros picados
Sal e pimenta do reino a gosto

Amassa-se tudo junto com um garfo e serve-se com chips de tortilha, como doritos por exemplo.

Comentários ao blog...

Tenho andado um pouco apreensiva em relação a ausencia de comentários a este blog.

Gostaria de pedir a quem visita, que deixe a sua opinião, que faça pedidos (eu posso ter um truque não revelado na manga...), perguntas e até poderão deixar o vosso contributo, se conhecerem alguma receita que possa agradar...

Participem, e verão que o blog fica bem mais dinâmico!!!

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Hummùs (Libânia)

Ingredientes:

300 g de grão-de-bico seco
2 colheres de sopa de azeite virgem extra
2 dentes de alho
1 colher de sopa de cominhos, em pó ou sementes trituradas
1 colher de sopa de sumo de limão
1 piripiri finamente picado
2 colheres de sopa de salsa ou coentro picado
1 colher de chá de tahini

Demolhar o grão 24h antes. Depois de demolhado, cozer o grão numa panela de pressão por 15 min.
Deitar o azeite numa caçarola juntamente com o alho picado. Deixar alourar. Juntar o grão e deixar estufar por 15 min.
Triturar muito bem o grão com uma varinha. Adicionar água se necessário , até se fazer um creme suave.
Juntar cominhos, sumo de limão, sal, salsa ou coentros, tahini e o piripiri.

Os cominhos e tahini são facultativos, uns usam apenas cominhos, outros usam apenas tahini.
O piripiri também pode ser substituído por pimenta-de-caiena , pimentão-doce ou pimenta.

Paté de Feijão Branco (Protugal)

Ingredientes:

azeite

1/2 frasco de feijão branco

2 ramos pequenos de salsa

1/2 cebola

1/2 limão em sumo

1 colher de sobremesa de sal marinho

1/4 copo de leite de soja ou iogurte (eu prefiro)

1 colher de sobremesa de alho em pó ou um dente de alho bem esmagado

Preparação:

Pôr azeite numa frigideira pequena e deixar o azeite aquecer, não muito mas não pouco. Deitar a cebola picada, o sal e metade do alho em pó.

Mexer muito bem para não deixar ou queimar a cebola ou deixar queimar o alho e juntar o iogurte. Mexer bem.

Quando estiver tudo bem misturado, desligar o fogão, juntar o feijão e esmagar tudo muito bem com um garfo ou colocar na picadora.

Voltar a deitar toda a mistura na frigideira e mexer bem. Ajeitar tipo como se tivesse a fazer uma omolete. Deixar estar um pouco não deixar tostar…mas quase lá. Mexer bem.

Tirar do lume e juntar a salsa picada e o sumo de limão.

É óptimo para comer com pão, para fazer sandes, como molho para saladas, etc...
Eu gosto para rechear o pão pita.
Google