Só por curiosidade.......
Valor energético.....................................................57 Kcal
238 Kj
Proteínas.................................................................0,2 g
Hidratos de Carbono..............................................13,4 g
(dos quais açúcares) 13,4 g
Gorduras..................................................................0,5 g
Saturadas.................................................................0,1 g
Fibras Alimentares.................................................2,1 g
Sódio.........................................................................0,06 g
Colesterol.................................................................0 mg
Adaptado da Tabela da Composição dos Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
quinta-feira, 25 de outubro de 2007
domingo, 21 de outubro de 2007
Rendag
Ingredientes
Folha, filamentos ou pó de açafrão (o pó também chamado de curcuma)
Folha de lima Kaffir(árvore da lima)
Chalotas ou cebola
chili
erva-príncipe(lemon grass)
Galanga (é uma raiz, como o gengibre)
Gengibre
Cenoura
alho
Vai tudo à liquidificadora, depois frita-se em lume alto num wook e junta-se:
coentros
funcho
anis (erva doce)
Aqui cozinha-se o que se quiser, pode ser carne, peixe, legumes, feijões...
A minha recita original tem frango em pedaços.
no fim adiciona-se sal e açúcar.
Folha, filamentos ou pó de açafrão (o pó também chamado de curcuma)
Folha de lima Kaffir(árvore da lima)
Chalotas ou cebola
chili
erva-príncipe(lemon grass)
Galanga (é uma raiz, como o gengibre)
Gengibre
Cenoura
alho
Vai tudo à liquidificadora, depois frita-se em lume alto num wook e junta-se:
coentros
funcho
anis (erva doce)
Aqui cozinha-se o que se quiser, pode ser carne, peixe, legumes, feijões...
A minha recita original tem frango em pedaços.
no fim adiciona-se sal e açúcar.
Sambal Zikian Bilis
Ingredientes
Azeite/óleo
Cebola
Chili
Alho
Camarões
Anchovas
Tamarindo (mais um daqueles difíceis de encontrar)
Pepino
Amendoim
Coloca-se a cebola, o chili e o alho no almofariz e bate-se até ficar uma pasta homogénea.
Coloca-se fritar em óleo, num wook, e juntam-se camarões, anchovas e o tamarindo.
Cozinha-se e acompanha-se com o nasi lamak, pepino em fatias e amendoins.
Eu não uso carnes, e não tenho tamarindo, a minha sugestão para as pessoas como eu, é que substituam os mariscos por palmito em fatias e esqueçam o tamarindo, vai ficar óptimo!
Azeite/óleo
Cebola
Chili
Alho
Camarões
Anchovas
Tamarindo (mais um daqueles difíceis de encontrar)
Pepino
Amendoim
Coloca-se a cebola, o chili e o alho no almofariz e bate-se até ficar uma pasta homogénea.
Coloca-se fritar em óleo, num wook, e juntam-se camarões, anchovas e o tamarindo.
Cozinha-se e acompanha-se com o nasi lamak, pepino em fatias e amendoins.
Eu não uso carnes, e não tenho tamarindo, a minha sugestão para as pessoas como eu, é que substituam os mariscos por palmito em fatias e esqueçam o tamarindo, vai ficar óptimo!
Nasi Lemak (Kuala Lumpur)
Ingredientes
3 chávenas de arroz que se demolham durante uma noite
meia chávena de Leite de côco
3 chávenas de água
1 folha de Padan
Coloca-se tudo junto a cozer por dez minutos, no fim junta-se sal e açúcar. Eu sobstituí a folha de Padan por louro, que foi o que havia, mas fica bem qualque folha verde do seu gosto.
3 chávenas de arroz que se demolham durante uma noite
meia chávena de Leite de côco
3 chávenas de água
1 folha de Padan
Coloca-se tudo junto a cozer por dez minutos, no fim junta-se sal e açúcar. Eu sobstituí a folha de Padan por louro, que foi o que havia, mas fica bem qualque folha verde do seu gosto.
Hikkmien mie (Kuala Lumpur)
Ingredientes:
Manteiga
Alho
Molho de soja negro (Tao Chio) - [penso que nao existe em portugal, se alguem encontrar, por favor pode postar aqui onde foi, eu uso shoyu engrossado com um pouco de farinha, pois o tao chio é negro e grosso]
Noodles ou esparguete cozido al dente
mistura de vegetais
Coloca-se no wok a manteiga, a alta temperatura, o alho picado, o molho de soja que se incorpora fazendo uma pasta, depois os noodles e, por fim a mistura de vegetais.
Não se esqueçam que por ser uma eceita de fusão entre a cozinha indiana, malaia e chinesa, tudo deve ser frito muito rápido. Quase toda a culinária de Kuala lumpur resulta desta fusão.
Manteiga
Alho
Molho de soja negro (Tao Chio) - [penso que nao existe em portugal, se alguem encontrar, por favor pode postar aqui onde foi, eu uso shoyu engrossado com um pouco de farinha, pois o tao chio é negro e grosso]
Noodles ou esparguete cozido al dente
mistura de vegetais
Coloca-se no wok a manteiga, a alta temperatura, o alho picado, o molho de soja que se incorpora fazendo uma pasta, depois os noodles e, por fim a mistura de vegetais.
Não se esqueçam que por ser uma eceita de fusão entre a cozinha indiana, malaia e chinesa, tudo deve ser frito muito rápido. Quase toda a culinária de Kuala lumpur resulta desta fusão.
sábado, 20 de outubro de 2007
Chutney de Manga (Índia)
Chutney de Manga
Ingredientes:
- 6 mangas grandes
- 1 cebola média
- Sumo e raspa de 1 limão
- 1 colher de sopa de Mostarda
- 2 chávenas de açúcar
- 1/2 chávena de açúcar mascavado
- 2 colheres (sopa) de gengibre ralado
- 1/2 pimentão vermelho
- 1/2 colher chá de canela em pó
- 2 cravos da Índia
- 2 colheres (sopa) de uvas passas escuras(opcional)
- 1 malagueta
Preparação:
Descasque as mangas e corte a polpa em cubos pequenos. Pique finamente a cebola e o pimentão. Retire as sementes
da malagueta se a utilizar e pique-a finamente. Coloque numa panela o vinagre e o açúcar e misture bem, leve ao lume
até que o açúcar dissolva e acrescente todos os ingredientes. Misture bem e cozinhe em lume brando até obter a
consistência de geleia fina. Retire do lume e deixe arrefecer.
Ingredientes:
- 6 mangas grandes
- 1 cebola média
- Sumo e raspa de 1 limão
- 1 colher de sopa de Mostarda
- 2 chávenas de açúcar
- 1/2 chávena de açúcar mascavado
- 2 colheres (sopa) de gengibre ralado
- 1/2 pimentão vermelho
- 1/2 colher chá de canela em pó
- 2 cravos da Índia
- 2 colheres (sopa) de uvas passas escuras(opcional)
- 1 malagueta
Preparação:
Descasque as mangas e corte a polpa em cubos pequenos. Pique finamente a cebola e o pimentão. Retire as sementes
da malagueta se a utilizar e pique-a finamente. Coloque numa panela o vinagre e o açúcar e misture bem, leve ao lume
até que o açúcar dissolva e acrescente todos os ingredientes. Misture bem e cozinhe em lume brando até obter a
consistência de geleia fina. Retire do lume e deixe arrefecer.
"Bacalhau Espiritual", Receita adaptada (Portugal)
Ingredientes:
400gr de batatas
1 frasco de espargos brancos (+/-200gr de peso líquido)
1 lata de cogumelos laminados (+/-200gr de peso líquido)
300gr de cenouras
100ml de azeite
100 gramas de pão duro
1 chávena de leite
Sal e pimenta q.b.
600ml de molho béchamel de pacote ou feito na altura
Cozer as batatas em cubos médios e depois colocar no fundo de um pirex. Demolhar o pão no leite por alguns minutos, enquanto enquanto coloca a cenoura e a cebola na picadora (na ausência desta, rale a cenoura num ralador e pique a cebola), para as refogar no azeite.
Adicione os cogumelos e os espargos lavados e partidos e tempere. Junte também o pão escorrido e partido. Deixe cozinhar. Tempere com pimenta. Deite no pirex e regue com o béchamel. Envolva tudo. Polvilhe com pão ralado e leve ao forno a gratinar.
O sal é dipensável.
O molho béchamel, para quem quiser fazer, basta colocar +/- 50gr de manteiga numa firgideira, polvilhar com 3 colheres de sopa de farinha e depois de ficar misturada, sem dourar, va juntando aos poucos o leite e mexendo, com lume baixo.
Tempere com pimenta, noz-moscada, gengibre, cravinho, o que mais apreciar.
400gr de batatas
1 frasco de espargos brancos (+/-200gr de peso líquido)
1 lata de cogumelos laminados (+/-200gr de peso líquido)
300gr de cenouras
100ml de azeite
100 gramas de pão duro
1 chávena de leite
Sal e pimenta q.b.
600ml de molho béchamel de pacote ou feito na altura
Cozer as batatas em cubos médios e depois colocar no fundo de um pirex. Demolhar o pão no leite por alguns minutos, enquanto enquanto coloca a cenoura e a cebola na picadora (na ausência desta, rale a cenoura num ralador e pique a cebola), para as refogar no azeite.
Adicione os cogumelos e os espargos lavados e partidos e tempere. Junte também o pão escorrido e partido. Deixe cozinhar. Tempere com pimenta. Deite no pirex e regue com o béchamel. Envolva tudo. Polvilhe com pão ralado e leve ao forno a gratinar.
O sal é dipensável.
O molho béchamel, para quem quiser fazer, basta colocar +/- 50gr de manteiga numa firgideira, polvilhar com 3 colheres de sopa de farinha e depois de ficar misturada, sem dourar, va juntando aos poucos o leite e mexendo, com lume baixo.
Tempere com pimenta, noz-moscada, gengibre, cravinho, o que mais apreciar.
Assinar:
Postagens (Atom)